Fotografia autoral

O Aluno Leornado do Curso de fotografia de Jundiai fez um trabalho de fotografia autoral.

Foi utilizado fotos em preto e branco para representar o tempo perdido em uma estação de trem, as fotos coloridas passaram a mostrar a verdadeira realidade que se encontra a estação e os trens abandonados.

O termo fotografia autoral – ou fotografia de autor – é usado com frequência para descrever as fotografias que são fruto de um projeto pessoal de um profissional consagrado, ou ainda para referir-se à fotografia que é vista como arte, em oposição à fotografia documental ou utilitária.

Mas o que é a fotografia autoral? Quais são seus limites e delimitações, quais são as suas características essenciais? Não há uma definição rígida sobre isso – se houvesse, não seria necessário escrever um artigo sobre o tema – de forma que podemos especular um pouco sobre as qualidades que colocam a obra nessa categoria diferenciada. Obviamente, esse texto refere-se apenas à minha opinião, uma vez que o tema é tão subjetivo.

Se formos ser literais, todas as fotografias são autorais, uma vez que sempre há um autor. É preciso, então, de alguma forma de classificação. Que critério pode ser estabelecido como decisivo para classificar uma fotografia como autoral? Podemos pensar em algumas possibilidades: estética, originalidade, validação externa, transgressão da relação entre operador e aparelho.

Gostou dessa matéria? Venha até uma de nossas unidades, conhecer nossos cursos e ver com qual você mais se identifica.

13 de dezembro de 2016