7 caminhos de jardim que são pura inspiração

Selecionamos alguns projetos com boas ideias para cortar o seu jardim

O melhor jeito de curtir um jardim é passear por ele. Por isso, reunimos alguns projetos de paisagismo, nacionais e internacionais, com boas ideias de percurso, belas paisagens e espécies de cair o queixo.

1. Jardim descontraído do paisagista americano

O jardim desta casa no estado da Virgina, nos EUA, é o xodó dos moradores Thomas e Melissa Rainer. Apesar de Thomas ser paisagista, o arranjo das plantas foi quase uma brincadeira com a esposa. Tanto que ele raramente revela seu jardim aos colegas de profissão ou alunos. “Eu trabalhei na Oehme van Sweden, dou aula na George Washington University e ainda mantenho meu site, Grounded Design, tenho uma imagem para sustentar e meu jardim é um caos”, explica. “Se meus alunos vissem a área verde da minha casa, jamais me dariam ouvidos nas aulas”, brinca. Mas a verdade é que, apesar de não ser planejado, o charme desta casa é, de fato, o jardim afetuoso com um espaço até para curtir um café da tarde.

2. Praça que privilegia a paisagem

Além dos caminhos de madeira feitos com dormentes de itaúba que eram antigas linhas de trem, o projeto paisagístico de Alex Hanazaki se insere na Mata Atlântica circundante neste jardim na Granja Viana. A praça Flamboyant é a pérola da área externa da casa de campo projetada pelo arquiteto João Armentano.

3. Jardim na Toscana

Neste hotel na Itália, o caminho de entrada é um verdadeiro luxo. Com pinheiros e ciprestes no caminho de entrada de uma antiga villa dos Medici (a família que giovernava Florença), o visitante sente o clima bucólico da Toscana. Oliveiras e plantas rasteiras acompanham este caminho de jardim em direção à casa principal.

4. Jardim catalão com clima francês

Esta casa na Catalunha possui uma particularidade em seus jardins: a flora homenageia os vizinhos da região francesa de Provence. Lavandas e glicínias emolduram caminho em direção a porta principal e destacam a área de grama com a pérgola de ferro, proveniente da fundição Gustav Eiffel, em Paris. Projeto da Jordi Ametller.

5. Área verde cheia de música

A artista e música Mileece Petre não segue convenções tradicionais. A começar pelo principal instrumento de suas composições musicais: plantas. Mileece fixa elétrodos a folhas e converte a corrente eletromagnética resultante em notas musicais por meio de um software criado por ela. Morar em um jardim – no caso, um que ela mesma plantou — era fundamental. Como estava morando em um trailer, ela decidiu criar um jardim em torno do veículo, na área externa da casa da sua mãe. As pedras grandes dispostas em direção a porta deste trailer percorrem também o espelho d’água, que hoje abriga sua tartaruga, Ting.

6. Caminho da praia

Este jardim é trabalhado há anos pelo paisagista Alex Hanazaki. “A aposta foi o tropicalismo, organizado com dedo oriental”, diz Alex. Entre as espécies, destaque para os pândanos, que servem de escultura na área de lazer, delimitando níveis – das piscinas e do deque de estar, com chaises para contemplar a paisagem. Alex projetou as piscinas de modo a aproveitar o declive do terreno – o spa está instalado acima do espelho-d’água, seguido pela piscina de 1,40 m de profundidade, todos revestidos de pastilha verde. O caminho de madeira usa une esta área a outro patamar do jardim, que tem um deque. “Deixei que o desnível de 8 m fosse camuflado pela natureza”, conta Hanazaki, que usou bromélias, costela-de-adão e palmeiras como “enfeite”.

7. Jardim que emoldura a piscina

Nesta fazenda em Campinas, a piscina, de 20 x 40 m, estava degradada. Coube ao paisagista Daniel Nunes pensar a reforma da área de lazer. “A ideia foi fazer a releitura de uma piscina de hotel, oferecendo a mesma gama de serviços e com os apoios à altura da sua escala”, sintetiza. Para combinar coma piscina enorme, o jardim estético, funcional. De um lado, gazebos em forma de cubo (estrutura de metal revestida de pele de cumaru) e chaises, e, de outro, canteiros trabalhados com topiaria cortados por um caminho de pedra. Há também um diálogo entre chaises, gazebos e bancos de cimento, amarelos, de desenho orgânico. “Uma homenagem às formas modernistas de arquitetura”, revela.

Gostou dessa matéria? Venha conhecer os nossos cursos de Paisagismo e descobrir com qual você mais se identifica.

Técnico em Paisagismo

Matéria retirada do site: casavogue.globo.com

12 de janeiro de 2017