Fotógrafo e fotografia de moda

O QUE É UM EDITORIAL DE MODA?
O editorial de moda é um ensaio fotográfico que visa divulgar uma coleção ou marca. Por trás desse ensaio existe uma linguagem e conceito que irá mostrar as pessoas as tendências do mercado, é uma ferramenta publicitário poderosa do mundo da moda.
Nas revistas é possível ver editoriais de moda com looks montados a partir de diversas marcas famosas ou somente com uma marca, é uma maneira de compor uma ideia e propagá-la.

É importante que o fotógrafo que deseje trabalhar com moda esteja envolvido neste meio e possua referências sobre moda, história da moda, arte contemporânea, tendências para o ano e também conheça o trabalho de outros fotógrafos, para aprender e acompanhar as novas técnicas.

O editorial de moda pode ser utilizado em todos os meios de comunicação.

DIFERENTES LINGUAGENS FOTOGRÁFICAS
1. A linguagem da fotografia de moda das grandes marcas é mais intensa e ousada, as modelos são bem expressivas e as roupas e acessórios bem diferentes, além das poses não serem tradicionais.

2. Outra linguagem interessante é a fotografia de moda com famosos, as fotos são sempre um pouco menos contrastadas e com a maquiagem e luz menos marcadas do que a anterior.

NA PRÁTICA

A fotografia de moda exige uma equipe grande com diretor de arte, produtor, produtor executivo, profissional de moda (stylist), maquiador e cabelereiro, além é claro, do fotógrafo de moda e seu fiel assistente ou assistentes.

Na prática -geralmente- o fotógrafo de moda faz uma reunião com o diretor de arte, é o diretor de artes que está por dentro do desejado, conceito estético, da linguagem e história a seguir, ele já fez o briefing com o cliente e ele transmite isso para o fotógrafo. Com as informações na mão o fotógrafo irá pensar em como transmitir esse conceito, que equipamento usar, como posicionar e como realizar.

Em projetos menores é o cliente que procura diretamente o fotógrafo. O cliente tem o conceito, mas é o fotógrafo que irá estruturar e desenvolver uma linguagem. Nesses projetos o fotógrafo de moda consegue criar mais, ir além com suas idéias. É ele também que vai atrás de um produtos ou um assistente para ajudá-lo a organizar tudo.

Gostou dessa matéria? Venha conhecer nosso curso de Fotografia de Moda

Matéria retirada do site fotografiadicas.com.br

31 de janeiro de 2017