A importância da estamparia para o design de moda

Fica difícil pensar o design de moda sem a estampa. A não ser que faça parte do conceito da marca ou de determinada coleção, a estampa é parte essencial do design de moda e o que mais confere personalidade a um produto. Trazem valor agregado à marca. Algumas marcas de moda, como a Farm no Brasil e os europeus Stella Jean, Duro Olowu e Mary Katrantzou, por exemplo, têm como elemento-chave a estamparia.

A estamparia ajuda o design de moda a se diferenciar.

Qual é o verdadeiro valor da estamparia na hora de agregar valor a um produto?

É  possível para o setor têxtil brasileiro driblar a concorrência da China? A resposta é bem simples: investir em design estratégico. Uma linha premium, prezar pela qualidade são diferenciais que já sobressairão a empresa em relação aos concorrentes estrangeiros. A estamparia também é fator de diferenciação, e, na verdade, o mais rapidamente percebido pelo consumidor de moda (antes da qualidade, da padronagem…). Um design de estampas que agradem em cheio ao seu público dificilmente deixará espaço para o produto chinês, massificado.

As tendências de moda entram aqui como elemento também estratégico. Para agradar aos gostos do público, além de estudá-lo bem, é preciso realizar a pesquisa de tendências para saber o que o consumidor vai desejar daqui a uma, duas, três estações. A estamparia é uma das formas mais literais e mais fáceis de comunicar ao público que determinada tendência está sendo utilizada, através das cores e do desenho do rapport. O tema da coleção também é facilmente transmitido pela estamparia, coisa que, em elementos mais sutis, como a silhueta, a cartela de cores ou detalhes como aviamentos e aplicações nem sempre quem está comprando capta de fato o que a equipe de design quis dizer naquela coleção.

Competir com produtos nacionais e importados, agregar valor ao produto de moda, agradar e transmitir a mensagem ao público da marca.

Gostou dessa matéria? Venha até uma de nossas unidades conhecer o nosso curso de Estamparia

Matéria retirada do site: www.tendere.com.br

20 de maio de 2017