A Jóia do Estilo Francês – Cadeiras estilo Luiz XV

As cadeiras estilo Luís XV são famosas não apenas no Design de Interiores, mas também na história. Durante o período do Rococó das artes, surgiu o célebre estilo Luís XV, considerado o mais original dos estilos franceses.

Nessa época, o mobiliário era uma das maiores preocupações entre os artesões. Tamanho foi o fervor dos fabricantes, que nunca se forneceu formas mais ricas e luxuosas. Esse furor está ligado com a importância social da figura feminina durante o reinado de Luís XV. O período foi um momento em que a mulher ganhou destaque, assim como a decoração na corte.

Usar uma cadeira estilo Luís XV não é apenas sinônimo de luxo e requinte, mas uma maneira de despertar a sensibilidade do público para as belezas do estilo clássico francês.

Até hoje as cadeiras estilo Luís XV demonstram perfeita noção de conforto e luxo. Característico desse estilo, os entalhes a princípio numerosos ficam restritos aos eixos: ao espaldar, assento e braços. As costas das cadeiras eram mais altas, mas foram substituídas por um formato mais baixo. As cadeiras foram confeccionadas para se adequar mais ao corpo humano. O estofamento era feito com moirés, brocados, tafetá, toile de jouy ou tapeçarias Gobelins e Beauvais, O material usado para cobrir as cadeiras representava cenas de personagens lendários ou bíblicos

Gostou dessa matéria? Venha até uma de nossas unidades conhecer mais sobre o curso de História do Mobiliário.

Matéria retirada do site: itdecor.com.br

14 de março de 2017