Livro de design reúne coleção de bancos indígenas

Obra conta com peças de 32 artistas de 26 etnias diferentes

Reunindo criações de povos de várias regiões, como o alto e baixo Xingu, o sul da Amazônia, o norte do Pará e as Guianas, o livro Bancos Indígenas do Brasil, lançado na SP- Arte deste anos, apresenta em suas 247 páginas mais de 200 bancos de madeira criados por 32 artistas de 26 etnias diferentes.

Em comum, as obras não só tem o material, a madeira, mas também o simbolismo por trás das formas e funções do objeto. Alguns representam animais da fauna brasileira; outros têm o formato de bancos convencionais, decorados com grafismos ou entalhes, mas todos revelam traços da cultura indígena ainda pouco presentes nos itens de design brasileiro.

Desenvolvido com a colaboração de especialistas de diferentes áreas, como a designer Claudia Moreira Salles, o artista plástico Sergio Fingermann, a curadora e consultora de design Giovanna Massoni e a arqueóloga Cristiana Barreto, da Universidade de São Paulo, o livro lançado pela editora BEI busca ser uma referência essencial sobre uma das mais importantes manifestações da cultura tradicional brasileira.

“Esta coleção de bancos indígenas evidencia um interesse que vai muito além da antropologia. Para os artista e os amantes da beleza, estas peças (que são muitas vezes colecionadas por eles), revelam uma potência criativa, com um olhar para a natureza, para o que os cerca, com invenção, síntese formal e lirismo”, resume Sergio Fingermann sobre a obra que já está nas livrarias!

Gostou dessa matéria? Venha até uma de nossas unidades conhecer os nossos cursos na área de Design de Interiores.
Turmas com início imediato.

Técnico em Design de Interiores

Matéria retirada do site: casavogue.globo.com

19 de abril de 2017
Escola Pró-Arte© 1981 - 2020
X