O que é Alta Costura?

As coleções de Alta Costura existem para celebrar a glória, a técnica, a excelência e tradição da moda Francesa.

Expressão: Alta Costura

Definição: Protegido por lei,o termo designa apenas a roupas feitas na França, por uma maison aprovada pela Chambre Syndicale de la Haute Couture (a Câmera Sindical da Alta Costura, comissão reguladora que estabelece e fiscaliza uma série de regras impostas aos seus associados. Para que possa receber a classificação, entre outras obrigações, uma grife precisa ter um ateliês próprio em Paris (mais especificamente, no chamado triangulo de ouro, formado pelas avenidas Montaigne, Georges V, Champs Elysées). Também deve confeccionar trajes sobe medidas com pelo menos uma prova de roupa, possuir um perfume próprio e apresentar duas coleções por ano com, no minimo, 35 peças cada. Apesar da Chambre Syndicale existir desde 1868, os critérios acima entraram em vigor apenas em 1945.

Marcas tradicionais como Chanel, Dior e Jean Paul Gaultier cumprem as exigências á risca e compõem até hoje a lista de membros permanentes da semana Couture. Por questões econômicas, o sindicato afrouxou um pouco suas rédeas e começou a aceitar também membros correspondentes, estrangeiros que, após passarem por uma seleção rigorosa, ganham o direito de participar da festa da moda francesa- foi o que ocorreu com a marca de Donatella Versece, que após um intervalo, voltou a desfilar em 2012.
Giorgio Armani (italiano), Gustavo Lins (brasileiro), Elie Saab (libanês) e Victor e Rolf (holandeses) também integram a legião internacional de fashion week. E há ainda outra categoria, a dos membros convidados, criada em 1998 para das visibilidade a novas marcas de luxo por uma ou mais temporadas. Aí se enquadram alguns, por exemplo, Schiaparelli (reaberta recentemente), Raph & Russo e Zuhair Murad.

“Alta costura é um patente e nem deveriamos usar o termo para se referir a algo de fora da França”, ensina o professor João Brag, um dos maiores historiadores de moda do país. “Por isso na Itália há a “Alta Moda” e nos Estados Unidos, o “high fashion”. Aqui mantivemos o mesmo termo por falta de algo melhor. Na prática, aquilo que chamamos de alta costura, por aqui passa longe do pragmatismo francês e dos preços cobrados por lá é claro. Devido a exclusividade a à alta exigencia tecnica os preços superam facilmente o quanto se paga por um carro popular e tem o céu como limite. O longo vermelho Dior usado por Jensifer Lawrence no Oscar, custou 80 mil dólares, 206 mil reais, quantia capaz de comprar 6 automóveis Gol novos,da Volkswagen. Já o modelo Armani Privé exibido por Cate Blanchett no mesmo evento tinha o valor estimado em 100 mil dólares, quase 260 mil reais, duas vezes o preço de uma Mercedes Benz GLA 2015.

Gostou dessa matéria? Venha até uma de nossas unidades conhecer o nosso curso de Corte e Costura.

Início imediato.

26 de abril de 2017