OS 12 JARDINS MAIS LINDOS DO MUNDO

França, Alemanha, Japão, Brasil…. Não importa onde você estiver, sempre há um jardim lindo para visitar. Confira a nossa seleção:

Koishikawa Korakuen – Tóquio, Japão
Lindo o ano todo. O parque é o ponto verde no meio da agitada Tóquio e tem uma grande importância histórica por ter sido construído durante o século 17. Para encontrar as flores avermelhadas, opte pela primavera japonesa. Se preferir as cerejeiras, abril é a melhor época.

Garden of Cosmic Speculation – Dumfries, Escócia
O que impressiona nesse jardim não são as flores, as árvores nem mesmo as espécies. Na verdade, o que chama a atenção é o desenho criado por Charles Jencks, designer e paisagista americano. O parque foi construído em uma área de 220 mil m², que havia sido ocupada por uma mina de carvão. Suas curvas, lagos e relevos remetem as teorias da evolução do universo. Ciência no jardim!

Palácio de Versalhes – Paris, França
É quase impossível conhecer esse jardim inteiro em um dia. É bem verdade que sua fama existe por conta do palácio. Mas vamos combinar? Ele não teria a menor graça sem esse jardim maravilhoso. São muitos elementos dispostos harmonicamente: fontes, inúmeras espécies de plantas e estátuas.

Palácio de Caserta – Nápoles, Itália
Recheado de elementos do barroco italiano, o jardim explora o uso da água com inúmeras cascatas, fontes e espelhos d’água. O espaço fica pertinho de Nápoles e tem o título de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Huntington Library – Los Angeles, Estados Unidos
Uma mistura de biblioteca, acervo de obras de artes e cercado de jardins lindos. Dá pra querer mais alguma coisa? O parque fica pertinho de Los Angeles, nos Estados Unidos, e conta com voluntários, além de jardineiros, para cuidar das plantas que vem de diferentes países.

Palácio Mirabell – Salzburgo, Áustria
À beira do Castelo e da Catedral de Salzburgo, o jardim é incrivelmente impecável. Famoso por fazer parte de filmes como A Noviça Rebelde, o espaço também é muito procurado para a realização de casamentos.

Chatsworth House – Reino Unido
Esse é o jardim da mansão do duque de Devonshire, que reúne, em sua área de mais de 400 m², elementos diferentes há seis séculos. Jardins incríveis e bem cuidados não são novidade na Inglaterra, mas esse pode ser considerado um dos mais famosos do país.

Château de Villandry – Vale do Loire, França
Esse jardim, que mais parece um tapete, foi elaborado no século 16 e teve como inspiração trabalhos renascentistas italianos. Com um projeto de paisagismo incrível, a simetria e os padrões encantam e remetem a um labirinto.

Jardim Botânico – Rio de Janeiro
Um dos pontos obrigatórios para turistas, o jardim tem uma área de aproximadamente 144 hectares recheada de espécies como palmeiras, orquídeas e vitórias-régias. O espaço existe desde 1808 e foi fundado pelo príncipe regente português D. João.

Instituto Inhotim, Brumadinho – Minas Gerais
O espaço é um grande mix de Jardim Botânico e Centro de Artes Contemporânea, que fica a cerca de 60 km de Belo Horizonte. Os jardins que cercam o centro cultural têm pouco mais de 4.200 espécies, sendo 1.400 só de palmeiras.

De Keukenhof – Amsterdã, Holanda
Flores, muitas flores! O parque fica perto do centro de Amsterdã e tem tulipas de inúmeras cores e espécies. Além dos lindos jardins, há também estufas e viveiros.

Museu Du Quai Branly – Paris, França
Jardim é bonito até na vertical. Esse museu em Paris tem acervo voltado às artes etnográficas de lugares como África, Ásia, Oceania e as América, mas é impossível não notar o muro de 200 metros revestido com o lindo jardim.

Gostou dessa matéria? Venha até uma de nossas unidades, conhecer nossos cursos e ver com qual você se identifica mais.

Técnico em Paisagismo

Matéria retirada da revistacasaejardim.globo.com