Motivando talentos | Criando profissionais
Campinas: (19) ​4042-0577 Sorocaba: (15) 3233-5312 Jundiaí (11) 3230-9693
Comment are off

Porcelana exibe texturas ultradelicadas

Vasos e peças de porcelana repletos de folhas e flores levam até um ano para ficarem prontas pelas mãos da artista japonesa Hitomi Hosono

Nesses dias acelerados quem tem tempo para sequer notas as formas de folhas das árvores? Ou observar seus veios, talos e pequenas dobras que se desenham perfeitamente pela natureza? A japonesa Hitomi Hosono mergulha neste universo com um microscópio em mãos, e há oito anos, quando se formou no Royal College of Art, no Reino Unido, passou a reproduzir em porcelana sua obsessão por formas botânicas. Com o tempo, o mundo passou a premiar seus minuciosos detalhes.

 

Na arte manual de Hitomi, as plantas podem ter uma complexidade tamanha que horas não são suficientes para decifrá-las totalmente. “Sempre descubro formas interessantes. Amo as texturas e fico examinando as estruturas de flores e folhas”, diz ela, que reproduz fielmente as sensações em vasos, bowls e verdadeiras esculturas.

A maioria das peças leva até um ano para serem feitas, caso do Bowl Feather Leavs, que está exposta na ala Japão do Museu Britânico e leva mil folhas coladas à porcelana, com uma leveza surpreendente. “Provavelmente é a maior peça que fiz no Reino Unido. As folhas esculpidas estão também dentro do vaso, como se estivessem oscilando em uma brisa”, conta. Outras obras estão no Museu Victoria and Albert e na galeria Adrian Sassoon, que a representa.

A técnica foi inspirada por Jasperware de Wedgwood e iniciada por Josiah Wedgwood há mais de 200 anos. Primeiro, Hitomi projeta uma folha ou ramos de flores, estudando as formas orgânicas botânicas. “Então eu faço centenas de ramos de folhas em porcelana com moldes e pacientemente os detalhes mais finos são esculpidos”, conta. Em seguida, ela aplica as folhas de porcelana em camadas, sobre uma forma na roda de oleiro, tão densamente como se fosse um tecido único.

“Quando estou profundamente envolvida, esqueço quantas horas eu gastei por uma peça”, ri. Em geral, um bowl leva um mês de criação do modelo de folha, mais um mês para construir a forma com porcelana, sete a oito meses para a secagem, e um último mês de finalização. Em cerca de nove a dez meses, tem-se uma peça exclusiva, que comprova o quanto o tempo é o artigo mais caro da vez: sua arte pode chegar a 16 mil dólares – a maioria delas não pode ser enviada, claro, pela fragilidade.

 

Gostou dessa matéria?

Venha até uma de nossas unidades conhecer mais sobre os nossos cursos na área de Artes.

Técnico em Artes Visuais

 

 

Sobre o autor