Decoração

Viver em um ambiente charmoso, aconchegante e confortável, e não precisar gastar rios de dinheiro, sim, é possível montar uma decoração prática e transformar sua casa no lugar acolhedor com que você sempre sonhou.

É importante  saber que uma boa decoração vai muito além da beleza, de ter móveis de grife, peças com design de referência. Ter tudo combinando é muito legal, mas o ambiente precisa continuar funcional.

Fique atento com a estética, o conforto, a funcionalidade e, principalmente, o seu bem-estar.

Detalhes técnicos, antes de qualquer mudança, grande ou pequena, é fundamental medir móveis e cômodos da casa, isso serve para planejar os ambientes, e para garantir que um possível novo mobiliário passe pelas portas, corredores e elevador.

Você precisar verificar os pontos elétricos e hidráulicos nos lugares em que eles serão necessários, e fique atento aos detalhes estruturais, busque a orientação de profissionais especializados.

O espaço para a circulação, como distribuir onde cada item vai ficar, mantenha distâncias confortáveis e que deixem as passagens o mais livre possível – tente criar uma circulação mínima de 60 centímetros. Mantenha o acesso fácil a todos os ambientes, e evite o estresses do dia a dia.

Luz natural e a circulação de ar são fundamentais, pela economia de energia, e também como forma de melhorar seu bem-estar físico e mental. A iluminação artificial serve para complementar a natural.

A ventilação natural ajuda a renovar o ar, observe o estado das janelas e faça sua manutenção, você deve considerar a circulação de ar também ao definir a posição de móveis e eletrodomésticos.

As cores funcionam para ajudar a alcançar o efeito desejado para cada lugar, as cores complementam à iluminação e têm influência sobre nosso psicológico. Veja que as cores mais frias criam uma atmosfera relaxante e refrescante, enquanto tons quentes tornam o ambiente acolhedor e aconchegante.

Personalizar os ambientes colocando um pouco da identidade de cada morador na decoração. É importante que o ambiente reflita os gostos, os hábitos e as necessidades de quem vive ali. Você não precisa se prender à cor da moda ou a um visual retratado nas revistas e sites de decoração.

Aprenda com boas dicas e ou cursos, e decore tudo de um jeito!