10 ambientes com tijolinhos para inspirar

Do estilo industrial ao vintage, o revestimento está em alta na decoração dos descolados

Difícil imaginar um apartamento jovem sem logo pensar nos tijolos aparentes. Acontece que a tendência, que mais lembra os bares de Nova York nos anos 1960, pode ser mais versátil do que você imagina (e para todas as idades). O revestimento ganhou destaque com o estilo industrial, no qual as estruturas devem ficar à mostra para um visual mais descontraído, inspirado em fábricas e ateliês antigos.

Artístico

Esta sala de estar, parte de um apartamento de 1940 cheio de texturas aparentes, criada por Max Crovato, é prova de que os tijolos podem ser usados em decorações mais maduras. O sofá vintage de veludo marrom com efeito dourado é o perfeito contraponto a parede, pintada de branco (outra opção para usar o revestimento). Quadro e objetos de design na decoração complementam com muita elegância e sem obviedades.

No detalhe

Não tem como não se apaixonar por esta cozinha. A mistura de industrial com vintage é perfeita, sem exageros ou modismos. Por aqui, ainda temos piso de madeira mesclado com ladrilho hidráulico e azulejo de metrô inglês na parede. Nada como finalizar com o detalhe da parede de tijolos marrons. Aconchegante!

Vintage sem ser vulgar

Casa Vogue já apontou diversas vezes, inclusive no Batalha de Tendências, o quanto o vintage voltou com tudo. Seja no veludo, nas estampas florais e até no tijolo aparente. Aqui, a referência ganha vida com cama tubular (outra paixão da redação) e itens de décor garimpados em diferentes feiras de antiguidades. Os quadros divertidos tiram a sobriedade do quarto cheio de estilo.

Elegância sem frescura

A paleta de cor desta sala de estar é perfeita para receber uma parede escura como fundo. Os objetos, em vermelho, marrom e metalizado, se destacam com a estrutura de tijolos pintada de preto. Para quebrar a sobriedade, quadros nos mesmos tons compõem a decoração. O vaso de planta estampada no chão quebra a expectativa de maneira atual.

Tipo fazenda

Ambientes que lembram a casa da avó trazem uma memória afetiva linda. Esta cozinha, parte do apartamento do músico Brad Roberts, não só traz o revestimento como parte desse resgate, mas também remonta a estética de fazenda com forno a lenha com decoração simples e pontual. Frutos e flores dão vida aos vasos e prataria antiga. Nada como aproveitar as refeições com esse visual.

And dance the blues

Claro, que, se for o caso nada melhor do que se inspirar direto na raiz da referência. Este bar, parte do recém-inaugurado Williamsburg Hotel, reúne o que há de mais incrível da atmosfera vintage nova-iorquina. Parede de tijolos rústica, bar de madeira com vitrais coloridos, bancos de veludo azul escuro e janelas amplas para garantir a iluminação natural. Só resta um toca discos e um vinil de B.B. King.

Floresta urbana

Cantinho de descontração, talvez perfeito para ler um bom livro, este espaço mostra como os tijolos conversam com todas as tendências. Apesar de parecer estranho ao falar, as plantas tropicais de tamanhos variados tiraram a estética vintage da mesmice. Além, claro, de trazer um conforto visual e estético incrível.

Pequeno oásis

Para aproveitar os tijolos de maneira mais contemporânea, a saída pode ser na área externa. Este pátio interno, parte de uma casa na Cidade do México, destaca as plantas de diferentes espécies, combinadas com a rusticidade do piso de madeira e a despretensiosidade da rede na transversal. Os tijolos da estrutura da casa modernista são pano de fundo ideal para a estética clean e sofisticada.

Tons terrosos

A madeira e o tijolo aparente predominam esta sala de estar, criada pelo arquiteto Omer Arbel. O concreto aparece como contraponto na coluna, com bandeja espelhada apoiada. O sofá azul não poderia ter dado outro efeito, quebrando a paleta terrosa de forma criativa.

Iluminado

Nesta cozinha, criada pelo estúdio Ergue y Seta, o revestimento de aço e as peças de cobre fizeram as paredes de tijolos aparentes serem ainda mais convidativas. A madeira, no tampo da ilha ou nas persianas, trouxe calor ao ambiente. A luz natural é o detalhe necessário para fazer dali um cômodo estrela da casa.

Gostou dessa matéria? Venha até uma de nossas unidades conhecer mais sobre os nossos cursos na área de Design de Interiores.

Técnico em Design de Interiores

Matéria retirada do site: casavogue.globo.com

21 de agosto de 2017