6 erros no design do site que fazem o seu negócio parecer amador

Muitos empreendedores acreditam que podem deixar o design do website para uma segunda etapa do seu processo de negócio, quando houver mais capital disponível. Para eles, esse canal de comunicação terá chance de se destacar, inclusive perante a concorrência, se apenas entregar o conteúdo certo.

Mas não é bem assim. O design do site é muito mais importante para um negócio do que muita gente imagina. No mundo atual, onde tudo é online, os consumidores costumam verificar o endereço eletrônico de uma empresa para atestar sua legitimidade. E fatores como erros de ortografia e de gramática ou imagens que demoram muito para carregar são rapidamente notados. E podem custar clientes ou derrubar a posição da empresa nos rankings dos sites de busca.

1- Dificultar a leitura
Você pode postar o conteúdo mais inteligente do mundo, mas isso não adianta nada se a leitura for difícil (sob o aspecto visual). Ao revisar o site, tenha certeza de que não há nada que possa desconcentrar o leitor. Analise a fonte, o tamanho, a cor. Sites difíceis de ler costumam ser interpretados como amadores.

2-Achar que você não tem talento para o design

O dono de um site bem desenvolvido deve ter um bom olho para saber o que funciona e o que não funciona. Para isso, conte com as ferramentas online. De conteúdo digital a recursos de navegação e layouts, existem inúmeros recursos que podem ajudar até os mais inexperientes a terem noção do que é um site profissional.

3-Encomendar o logo para o primo do amigo que cobra baratinho

Você deve estar ciente do importante papel que o logotipo tem na comunicação de qualquer empresa. E, provavelmente, você já fez um levantamento de preço e descobriu que não é barato. Mas há sempre alguém disposto a criar uma logomarca por preços módicos. Este é um erro grave, que pode ser muito prejudicial no futuro.
Considere formar uma parceria com um designer para criar algo que represente sua marca não só no site, mas também nas redes sociais e em toda a comunicação que for feita posteriormente. Bons profissionais da área te ajudarão a se destacar entre os concorrentes.

4-Achar que quanto mais, melhor

Muitos sites cometem o erro de achar que devem fazer de tudo para transformar visitantes em consumidores. Seus administradores acham que melhor do que muito, é muito mais. Mas técnicas de aglomeração não funcionam. Quando se trata de design, menos é mais. O excesso de elementos tornam o site inútil, principalmente se ele ficar lento, e aumentam a taxa de rejeição. Mantenha a simplicidade. Não faça o consumidor ter que vasculhar o site inteiro em busca de uma informação.

5-Ignorar fotos e vídeos

A internet não é mais o ambiente baseado em textos que já foi um dia. Sites que, atualmente, são pobres em recursos visuais possuem um SEO – sigla em inglês para otimização nos sites de busca – irrelevante. As pessoas esperam ver imagens e vídeos. Tire vantagem das oportunidades que os recursos visuais podem oferecer a sua marca e comece a trabalhar na produção de imagens pertinentes para o conteúdo que você tem para oferecer. E tenha certeza de que os vídeos serão capazes de rodar também nas plataformas móveis.

6-Usar backgrounds escuros
Embora pareça a parte menos importante do projeto gráfico, o background do site é uma decisão fundamental, afinal é a maior parte. Fundos escuros não são uma boa alternativa, pois dificultam a leitura e a navegação. Caso opte por uma imagem, escolha uma clara e simples. Afinal, você quer prender a atenção do internauta. O site não pode ter muitas distrações.

Gostou dessa matéria? Venha até uma de nossas unidades conhecer o nosso curso de WebDesign

Início Imediato

Matéria retirada do site: www.forbes.com.br

29 de abril de 2017