fbpx

8 dicas para se tornar mais criativo

Escute música

Ouvir músicas deixa sua mente mais relaxada, além disso, há estudos que mostram que a música pode ativar partes do cérebro relacionadas a motivação, emoção e excitação, o que também ajuda a liberar o processo criativo.

Ouça diferentes tipos de música, mesmo que você prefira ouvir, por exemplo, somente Rock, esteja aberto a variar um pouco para ter experiências diferentes, isso vai ajudar muito a abrir mais espaço para criatividade.

Dicas para ter boas ideias

Viaje

Viaje para o máximo de lugares que puder, conheça diversos países ou até mesmo, viaje por diversos estados. Conhecer culturas diferentes vai ajudar a ter novas visões e novas ideias.

Dicas para ter boas ideias

Assista Filmes

Assista a filmes de gêneros variados, procure os que mais te agradam, os filmes de motivação e superação também ajudam bastante a liberar o processo criativo.

Dicas para ter boas ideias

Tenha uma conversa

Conversar e trocar experiências, além de distrair e tirar o foco do bloqueio,  pode render boas ideias.

Dicas para ter boas ideias

Inspire-se com outros trabalhos

Criatividade chama criatividade, então, dê uma olhada em trabalhos de pessoas criativas e artistas famosos. Sempre tem aqueles estilos que nos agradam mais, mas às vezes também é bom se aprofundar em algo diferente e novo. Todos nós temos artistas que nos inspira, acompanhar essas pessoas e segui-los em suas redes sociais pode ajudar muito na criação dos seus trabalhos.

Dicas para ter boas ideias

Leia livros

Também é comprovado que ler livros estimula a criatividade e mantém o cérebro com melhor funcionamento, como se fosse uma manutenção. Não importa qual for o gênero, você pode ler todos que gostar, mas o ideal é sempre buscar por temas relacionados às situações que você está vivendo e procura soluções, como por exemplo, se você estiver desenvolvendo técnicas de gestão, leia livros sobre esse assunto.

Dicas para ter boas ideias

Cuide de você

Seu corpo e sua mente precisam de descanso, todo tipo de desconforto, seja o sono, o stress, fome, má alimentação, saúde debilitada, baixo nível de energia, estômago cheio, ou qualquer tipo de dor, atrapalham e muito o processo criativo. Então, durma o tempo necessário, alimente-se bem, pratique exercícios e medite. Você pode meditar da maneira tradicional, sentado no chão, com as pernas cruzadas, com velas e para quem gosta, incensos energizadores também ajudam bastante, ou você também pode meditar simplesmente deitando na sua cama, fechando os olhos, deixando a mente esvaziar e relaxando por alguns instantes, vai fazer bem da mesma maneira.

Dicas para ter boas ideias

Não faça nada

As vezes o melhor a se fazer é deixar pra lá um pouco, mudar o foco, deixar rolar. Saia, vai fazer outras coisas, vá para uma lanchonete ou tomar um sorvete. Relaxa! não fazer nada também é bom e bem útil. Você acaba refrescando a mente, assim como quando você vai dormir. Relaxar pode te fazer ter idéias que simplesmente aparecem do nada, chamadas de “insights”. Muitas pessoas tem insights quando estão tomando banho, que é um momento de relaxamento, tente não pensar em problemas quando está no banho, apenas aproveite o momento que as idéias fluem. Parece maluco, mas funciona muito!

Dicas para ter boas ideias

Fonte

Cursos

julho 25, 2016
Escola Pró-Arte© 1981 - 2019
X