A carreira em Design de Interiores

Conheça a profissão de Designer de Interiores, como está o mercado de trabalho.

O Design de Interiores é a arte de planejar e arranjar ambientes de acordo com padrões de estética e funcionalidade. O profissional formado em Design de Interiores é quem administra todo o projeto de decoração de um determinado ambiente, estabelecendo cronogramas, fixando prazos, definindo orçamentos e coordenando o trabalho de marceneiros, pintores e eletricistas.

Profissional

Quem se forma em Design de Interiores pode atuar em:

• Escritórios de engenharia civil, arquitetura e design;
  • Lojas especializadas (móveis, acessórios decorativos e materiais de construção e acabamento);
  • Indústria moveleira
  • Como empreendedor

Entre as atividades que um Designer de Interiores podem desenvolver, citamos algumas:

• Projetista: responsável pela elaboração, especificação, planejamento e acompanhamento na execução do projeto.
  • Desenhista: responsável pela representação gráfica e desenvolvimento do projeto através do desenho, assistindo arquitetos, projetistas de interiores ou designers.
  • Assistente na gestão de obras de interiores: profissional de apoio a arquitetos e engenheiros no acompanhamento de execução nos projetos de interiores.
  • Promotor de vendas: objetos, mobiliário e materiais de acabamento em lojas ou indústrias.

Mercado de Trabalho

Uma das maiores demandas deste designer vem da área corporativa, em que os profissionais são requisitados para elaborar andares inteiros de escritórios e salas de reuniões em apartamentos comerciais e residenciais.

Tanto para bacharéis como para os tecnólogos, o mercado de trabalho está em alta. Isso graças à boa fase econômica do país, que elevou a renda da população e a construção de casas populares, no geral pequenas, que precisam de muito planejamento. O mercado considerado de “luxo” também continua gerando grandes oportunidades para o profissional.

Com a expansão do setor da construção civil no país, o mercado para Designer de Interiores foi ganhando cada vez mais espaço. A procura por profissionais na hora de reformar e decorar uma casa é considerável, até porque os espaços estão cada vez menores e por conta disso precisam ser bem planejados e decorados para uma melhor apropriação do ambiente.

Outra forte demanda para o setor é a busca por profissionais que desenvolvam projetos de hotéis e acessibilidades em locais públicos.

O Curso Técnico em Design de Interiores da Pró-Arte o aluno pode criar e assinar projetos para espaços residenciais, comerciais e promocionais, com as ferramentas aplicadas em computação gráfica tais como AutoCad, 3D Studio, Maquete Eletrônica e SketchUp. Salas de aula com número reduzido de alunos, onde o professor dá atendimento diferenciado para cada aluno de acordo com sua necessidade e o estágio do curso onde ele esteja.

Técnico em Design de Interiores

30 de maio de 2018