A carreira no Paisagismo

Com o grande desenvolvimento urbano, as áreas verdes das cidades estão diminuindo gradativamente. Assim, precisamos cada vez mais de um  planejamento paisagístico que valorize o conforto e o meio ambiente para os seres humanos.

As funções do profissional formado em Paisagismo vão muito além da jardinagem, pois o paisagismo está relacionado com áreas do saber como Arquitetura, Agronomia, Desenho Geométrico e Belas Artes. Nesse curso, o aluno entende que as plantas são elementos vivos e, por isso, ele entra em íntima relação com as teorias mais importantes que as envolvem. Dessa forma, ele pode criar jardins, áreas de lazer, caminhos, pavimentação, dentre outros lugares que possam ser inseridos de forma funcional e criativa no ambiente.

paisagista, além de elaborar locais verdes, deve ter o cuidado de adequar a iluminação, as cores, o tamanho da área útil para o desenvolvimento de lindos locais com sua arte.

A seguir as áreas em que o profissional paisagista pode atuar:

• Arquitetura de Interiores e Paisagismo

O profissional dessa área poderá compor equipes de elaboração de projetos, técnicas e métodos de projeto de ambientes interiores e paisagismo, visando à concepção e à execução de ambientes confortáveis, humanos, lúdicos e funcionais, que atendam às necessidades humanas de conforto físico e psicológico.

• Arquitetura da Paisagem

O paisagista dessa área pode atuar em diversas modalidades do segmento paisagístico nos âmbitos público e privado, visando à solução de questões urbanas e ambientais pertinentes à arquitetura da paisagem, considerando os aspectos funcionais, estéticos e ambientais.

• Paisagismo: Espaços públicos e privados

O profissional desse ramo pode realizar planejamentos paisagísticos tanto para as áreas privadas quanto para as públicas, visando ao bem-estar das pessoas envolvidas. Essa área envolve projetos para empresas, edifícios, conjuntos habitacionais e residências como casas, sítios e apartamentos.

• Paisagem e ambiente

O paisagista desse setor elabora projetos públicos e privados da paisagem urbana de caráter habitacional; avalia os papéis dos espaços no cotidiano com foco nas formas, dimensões e distribuição e desenvolve métodos e técnicas de interpretação do sítio urbano, com ênfase nos padrões ambientais de apropriação com o objetivo de elaborar sistemas de espaços livres urbanos.

Mercado de trabalho

O paisagista está se tornando peça fundamental para o bem-estar das pessoas nas cidades que estão em grande crescimento, pois com tanto asfalto e prédios em construção, a área verde está cada vez mais rara nos centros urbanos, o que vem gerando muito estresse e até mesmo problemas de saúde. Por esses motivos esse profissional é bem valorizado nessas áreas.

Curso Técnico de Paisagismo autorizado pelo MEC.

Paisagismo

1 de junho de 2018