fbpx

Características das Cores

As cores são impressões de faixas luminosas captadas pelos olhos, ou seja, designa uma sensação visual que ocorre na presença de luz. A palavra “cor”, vem do latim (color) e significa cobrir, ocultar.

Em outros termos, as cores correspondem aos fenômenos físicos gerados pela luz, na qual a cor branca, responsável por originar a luz, representa a união das sete cores do espectro (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta) e, a cor preta, representa a ausência de cor ou de luz.

Características das Cores

Todas as cores apresentam três importantes características:
Matiz: é o que define as tonalidades das cores, por exemplo, o amarelo, o verde e o roxo são matizes. Dessa forma, conclui-se que todas as cores são matizes, sejam primárias, secundárias ou terciárias.

Tom: corresponde à quantidade de luz presente na cor, classificadas em tonalidades claras e escuras. Dessa forma, quando se acrescenta preto a um matiz, ela fica com uma tonalidade mais escura e do contrário, se acrescentarmos branco a uma cor, ela fica com uma tonalidade mais clara, por exemplo, quando misturamos o vermelho e o branco, atingimos uma tonalidade mais clara, ou a matiz rosa.

Intensidade: A intensidade determina a presença de brilho na cor e podem ser consideradas fracas (baixa) ou fortes (alta), por exemplo, a cor amarela possui uma tonalidade forte ou alta em comparação com a cor marrom, mais opaca, e, portanto, de fraca intensidade.

Círculo Cromático

O Círculo Cromático ou Círculo de Cores é composto por doze cores, donde:
-Três são primárias (azul, amarelo e vermelho)
-Três são secundárias (verde, laranja e roxo)
-Seis são terciárias (vermelho-arroxeado, vermelho-alaranjado, amarelo-esverdeado, amarelo-alaranjado, azul-arroxeado, azul-esverdeado)

Classificação das Cores

A despeito de possuir uma infinidade de tonalidades, as cores são classificadas em:
-Cores Primárias: As cores primárias, são chamadas de “cores puras”, pois não podem ser obtidas pela mistura de outras cores. São três as cores primárias, vermelho, amarelo e azul, das quais surgem as outras tonalidades.
-Cores Secundárias: A união de duas cores primárias, representam as três cores secundárias: verde (azul e amarelo), laranja (amarelo e vermelho) e roxo ou violeta (vermelho e azul)
-Cores Terciárias: As cores terciárias, surgem da mistura de uma cor primária e outra secundária. A partir disso, as cores terciárias são: vermelho-arroxeado (vermelho e roxo) e vermelho-alaranjado (vermelho e laranja); amarelo-esverdeado (amarelo e verde) e amarelo-alaranjado (amarelo e laranja); azul-arroxeado (azul e roxo) e azul-esverdeado (azul e verde).

Escala de Cores

Observe que existem duas escalas principais de cores:
-Cor Pigmento: baseada na escala CMYK (Ciano, Magenta, Amarelo e Preto)
-Cor Luz: baseado na escala RGB (Vermelho, Verde e Azul).
Sendo assim, nas artes plásticas a escala utilizada é a RYB (red, yellow e blue) visto que na natureza as tonalidades de ciano e magenta são mais difíceis de se encontrar.

Cores Quentes, Frias e Neutras

As cores quentes são aquelas que nos transmitem a sensação de calor e,portanto, estão associadas ao fogo e à luz: vermelho, laranja e amarelo.
Já as cores frias transmitem a sensação de frio, associadas à água, são elas: azul, verde e violeta.
A categoria das chamadas cores neutras, são compostas pelas tonalidades de cinza e marrom.
Cores Complementares
As cores complementares são aquelas que apresentam maior contraste entre si, e estão localizadas nas extremidades opostas às cores primárias do círculo cromático, as quais, juntas, resultam numa tonalidade cinza.
A partir disso, note que as cores primárias possuem uma cor secundária complementar, e vice-versa; enquanto as cores terciárias possuem outra cor terciária como complementar.
Destarte, são complementares o azul (primária) e o laranja (secundária); o vermelho (primária) e o verde (secundária); amarelo (primária) e roxo (secundária).

Curiosidade: Você Sabia?
A cromoterapia é a terapia que utiliza as cores como método de cura.

Gostou dessa matéria? Venha até uma de nossas unidades conhecer mais sobre os cursos que oferecemos de Cores e descobrir em qual área ele mais encaixa com você.

https://escolaproarte.com.br/cursos/teoria-das-cores-2/

Matéria retirada do site: www.todamateria.com.br

fevereiro 24, 2017
Escola Pró-Arte© 1981 - 2019
X