As celebridades de Mario Testino.

Mario Testino Portrait.

Mario Testino é um dos principais fotógrafos de moda da contemporaneidade. Imprime sua marca tanto nos retratos de celebridades quanto em seus trabalhos publicitários, caracterizados por uma mescla equilibrada de sofisticação e sensualidade.

Brad Pitt, Angelina Jolie and their child for Let Me in.

Happy Peaple. Foto: Mario Testino.

Nascido em 1954 em Lima, no Peru, Testino foi o mais velho de 11 filhos e um jovem exêntrico. De origem italiana, sonhava em se tornar padre durante a infância e foi impopular na adolescência por suas extravagâncias. Estudou economia na Universidade do Pacígico, onde sua insistência em usar roupas cor de rosa e saltos de plataforma garantiu que todos soubessem seu nome. Em 1976, partiu para Londres para estudar Fotografia. Morou no piso abandonado de um hospital e começou a trabalhar como garçom para conseguir dinheiro. Seus primeiros trabalhos na área foram produções de books para modelos pela bagatela de 25 libras, com cabelo e maquiagem incluídos no valor.

Kristen Stewart, Vogue. Foto: Mario Testino

Sua carreira começou na Vogue. Hoje, ele colabora com muitas das edições mundiais da publicação (em especial com a britânica, a americana, a francesa e a brasileira), bem como com as revistas V e Vanity Fair. Na moda, destacou-se por seu trabalho com marcas como Gucci, Burberry, Dolce & Gabbana, Estée Lauder, Valentino e Versace (realizou uma grande parceira com sua proprietária, Donetela Versace, para quem foi apresentado através de Madonna). Para a Gucci, desenvolveu campanhas provocantes que marcaram a década de 1990.

Javier de Miguel, Gucci. Foto: Mario Testino.

D&G, 2011. Foto: Mario Testino.

Nos retratos, sempre procura mostrar a personalidade de quem está na frente das lentes, o que, para ele, trata-se de uma escolha: “Existem dois tipos de fotógrafos: aqueles que são obcecados com a técnica e aqueles que preferem o assunto. Eu me pergunto como posso fazer para que meus modelos mostrem o seu melhor”, contou em entrevista a Suzy Menkes, publicada no The New York Times. Em 2002, a National Portrait Gallery de Londres realizou a mais bem sucedida exposição de sua história: “Portraits by Mario Testino”, apenas com retratos do artista.

Kate Moss Portrait. Foto: Mario Testino.

Madonna Portrait, 1998. Foto: Mario Testino.

Grande amigo de Kate Moss — e um dos responsáveis por colocá-la entre as modelos mais bem sucedidas da história —, Testino já clicou muitos dos mais famosos artistas do mundo, entre músicos, atores e modelos. Ainda que, através deles, tenha ajudado a construir e fortalecer a sofisticação de muitas marcas, o glamour está longe de ser sua principal característica. No livro Let Me In (2007), no qual mostra celebridades em momentos íntimos, muitos dos retratos de família expõem o lado humano e mundano de pessoas famosas. Na comemoração de seus 30 anos de carreira, em 2011, elegeu o ensaio com a Princesa Diana, de 1997, como o mais marcante de sua carreira. Nele, Lady Di, mesmo elegante, está distante da imponência das modelos de seus anúncios: aparece simples e natural. “Diana estava tentando ser uma pessoa normal, este era seu momento. Então, o intuito das fotos era trazê-la para a realidade”, relembrou.

Diana Princess, 1997. Foto: Mario Testino.

Scarlet Johanssen for Let Me In. Foto: Mario Testino.

Como Annie Leibovitz, Testino realiza retratos para a Família Real Britânica. No ano passado, foi o escolhido para fazer as fotos de divulgação do casamento de Princípe William e Kate Middleton.

Prince William and Kate Middleton, 2011. Foto: Mario Testino.

Em 2009, lançou pela Taschen Mario de Janeiro Testino, que homenageia uma de suas cidades favoritas. O livro, com Gisele Bunchen na capa, conta com fotos do Rio e de celebridades brasileiras.

Gisele Bünchen, Mario de Janeiro Testino. Foto: Mario Testino.

“Não gosto de brincar com bonecas, gosto de pessoas”
Mario Testino

Gostou dessa matéria? Venha até uma de nossas unidades conhecer o nosso curso de Fotografia de Moda.

Turmas com início em Abril.

5 de abril de 2017