Conheça o trabalho de vitrinista

Você já se apaixonou por um produto exposto na vitrine quando passeava pelos corredores de um shopping, e nem imagina a importância do trabalho de vitrinista.

O vitrinista é quem tornar aquele sapato inesquecível ou transformar a última versão daquele smartphone em nosso sonho de consumo.

O vitrinista é quem constrói uma vitrine atrativa na fachada da loja que encante e atraia os clientes, transformando o interesse inicial no produto em venda, organizar a vitrine de maneira estética, utilizando recursos como cores, paisagens, imagens, iluminação, texturas, cenários e até sensações, trabalhando de acordo com o tema escolhido ou a história a ser contada.

O vitrinista deve compor a vitrine de forma que ela venha ser o meio de comunicação entre o consumidor e a loja, reunindo aspectos da moda, do design, da venda e do marketing.

O vitrinismo é uma profissão antiga, nos primórdios dos mercados árabes, já havia a exposição de peças sobre tecidos ou bancadas, separadas por grupos de produtos e cores, já o continente Europeu é considerado o berço do vitrinismo mundial, onde a tradição é muito forte, suas vitrines de marcas famosas duram séculos e atingiram alto nível de sofisticação.

Existe o desafio de fazer que pequeno lojista entenda que a vitrine é a grande responsável pelas vendas e que merece a devida atenção durante todo o ano, levando em conta o calendário promocional. Já as grandes redes de departamento investem cada vez mais na apresentação dos produtos, trazendo valorização para o profissional capacitado.

Ver vitrines bem caprichadas no dia a dia e em especial nas datas comemorativas clássicas como o dia das mães, dia dos pais, Carnaval e Réveillon, nessa datas os vitrinistas apostam em superproduções para conquistar o consumidor.

O vitrinista tem sua remuneração conforme a quantidade de horas trabalhadas e a intensidade e importância de cada projeto.

Entenda a diferença de  Vitrinista × visual merchandiser. O vitrinista é responsável pela ambientação da vitrine, o visual merchandiser atua mais na parte interna da loja, criando a identidade e a personalidade da marca por meio do design e da disposição dos produtos.

Visual merchandising com ênfase em Vitrinismo | Formação continuada