Tendências do Mercado

Para escolher uma profissão de sucesso é necessário colocar em prioridade o que se tem de habilidades e o que lhe agrada, assim suas tarefas serão executadas com dedicação facilmente, transformando o trabalho em uma atividade prazerosa. Outro ponto que deve ser levado em conta é o mercado de trabalho e suas oportunidades. Buscamos oportunidades que estão em destaque atualmente, veja:

capa blog-02

Artes visuais

Uma das mais poderosas formas de expressão da sociedade é através da arte, portanto, onde existe arte existe uma mensagem sendo transmitida. É a maneira mais eficaz de atingir o receptor instantaneamente. O artista utiliza diferentes linguagens artísticas visuais, como desenho, escultura, pintura, gravura e animações digitais, para criar suas obras e expressar suas ideias e sentimentos.

Na publicidade a arte visual é utilizada constantemente, atualmente existe uma demanda muito grande por soluções criativas que exigem comunicação visual com base em conceitos artísticos que provoquem sensações. Nesse ponto, a arte começa a ficar mais visível e aproveita disso para se manifestar.

O profissional de Artes Visuais poderá desenvolver seu próprio trabalho artístico, participando de exposições e inscrevendo-se em salões de arte, atuar como artista-pesquisador na elaboração e desenvolvimento de projetos em centros e fundações culturais, ser desenhista de retrato falado, restaurador artístico, realizar trabalhos em artes gráficas, gestão de programas, projetos e instituições ligadas à cultura e arte, ser agente cultural, eventos culturais. Não podemos esquecer as outras possibilidades: participação efetiva em ONGs, estágios em museus, produção de textos críticos, aulas particulares de Arte e realização de cursos livres.

Outra informação importante é que atualmente o mercado de Arte está em expansão e a demanda por bons profissionais é bem grande. Se você deseja aproveitar essa oportunidade e ser um profissional da área na Pró-Arte você encontra cursos de Artes e Design que contemplam tanto o fazer artístico livre, como o trabalho mais técnico, voltado à publicidade, à produção de embalagens, layouts e sites.

artes

Produção de Moda

O estilista desenvolve e gerencia coleções de roupas e acessórios para a indústria de vestuário e confecções, considerando fatores estéticos, simbólicos, ergonômicos e produtivos.

A área de atuação é bem ampla, é possível além de criar e desenvolver roupas e acessórios, gerenciar marcas, gerenciar qualidade, produtividade, distribuição, comercialização, desenvolver estampas, pesquisar tendências para desenvolvimento de produtos, se tornar diretor de criação, diretor de imagem, diretor de grupo de produtos, diretor editorial e pode também criar a própria marca.

O mercado da moda é um dos que mais cresce no Brasil, o faturamento do setor quadruplicou nos últimos dez anos. A participação da mulher no mercado de trabalho ajudou a impulsionar o crescimento do ramo. O setor de confecções também está em expansão e busca profissionais criativos e com conhecimentos em gestão. Se você se identifica e deseja atuar na área, a Pró-Arte tem cursos de conhecimentos de desenho, composição, cores, estamparia, tecnologias têxteis, serigrafia e outras, o profissional de moda cria roupas, acessórios e coleções adequados a cada perfil.

moda

Design de Interiores

O design é muito importante, pois influencia no humor e comportamento das pessoas, alinha praticidade e beleza.

Há uma explosão no número de casas populares e edifícios para a classe média em todo o país. São residências pequenas, por isso os móveis têm de ser bem planejados e o design de interiores é fundamental para um melhor aproveitamento dos espaços. A área corporativa atualmente é uma das que mais investem em design de interiores para ambientar salas de reuniões e andares inteiros de escritórios. Hotéis e pousadas também investem muito no design para conquistar seus clientes.

As maiores empregadores da área são lojas de móveis planejados e escritórios de design que atendem lojas, restaurantes, bares, escolas, hospitais e clínicas. O profissional da área pode atuar em lojas de decoração e design, empresas de design, setor hoteleiro, empresas de propaganda baseada em objetos (visual merchandising) e fazer consultorias trabalhando por conta própria no mercado considerado “de luxo”.

Devido ao crescimento imobiliário a busca por profissionais da área é muito grande. Condomínios de casas e apartamentos são construídos constantemente por toda parte, o mercado está muito aquecido, mas para atuar na área é necessário ter conhecimento técnico e a Pró-Arte possui cursos relacionados ao Design de Interiores que ensinam técnicas para harmonizar um ambiente alinhando praticidade e beleza.

design

Paisagismo

O profissional do paisagismo trabalha com projetos de design em áreas abertas e fechadas, projetando jardins públicos ou privados, praças, parques, áreas comuns em edifícios, zoológicos, canteiros, espaços de lazer e recreação e de monumentos históricos, sítios, etc,

A área de atuação é bem ampla, é possível atuar em equipes de recuperação de áreas danificadas ou devastadas, trabalhar com o cultivo de plantas e árvores para a integração em projetos paisagísticos. O setor público emprega profissionais da área para projetos de paisagismo urbano, parques, canteiros, praças e recuperação de áreas destruídas. Mas o setor privado é o que mais contrata paisagistas para projetar áreas comuns de novos empreendimentos imobiliários comerciais e residenciais, manutenção e redesenho de projetos em shoppings, restaurantes e jardins.

Varandas, jardins e quintais são cada vez mais valorizados pelo mercado imobiliário, sustentabilidade e preocupação com a natureza também são destaque. Deseja se tornar um paisagista? A Pró-Arte tem curso pra você aprender as técnicas de iluminação, botânica, jardinagem, decoração e arquitetura, para compor em harmonia com a decoração do ambiente.

paisagismo