Fotografia Tendências

Tendências que vêm e que vão, mas tudo o que você pode oferecer é seu estilo. Mas estar atualizado com o que acontece no mercado pode ser uma excelente fonte de inspiração, e sempre conhecer os novos conceitos criativos é muito bom.

A fotografia em filme está mais viva , o número de fotógrafos voltando ao filme, está crescendo exponencialmente.  O motivo é que muitos consideram as câmeras analógicas uma ferramenta para melhorar sua capacidade técnica e criativa pois força os fotógrafos a aprender como a luz afeta cada cena, e não simplesmente seguir na tentativa e erro.

Câmeras sem espelho e Smartphones são menores e mais leves que as DSLRs. Só isso já as torna incrivelmente mais atrativas para fotógrafos amadores e aqueles que não podem ou não querem carregar muito peso. A tecnologia de ambos os sistemas está diminuindo cada vez mais a diferença entre eles e as DSLRs.

O vídeo, já é possível gravar vídeos de alta qualidade com praticamente qualquer câmera, e sendo assim, é mais provável que os fotógrafos explorem essa mídia. Exibir os vídeos também significa que as pessoas provavelmente estão assistindo seu trabalho por mais tempo do que com imagens estáticas.

Fotógrafos estão deixando as fotos subexpostas e não saturadas e começando a utilizar os  níveis maiores de contraste e as cores mais vibrantes.

Conscientização,  a fotografia é uma ferramenta para dar visibilidade às causas mais humanas desde seus primeiros dias, a fotografia era mais uma expressão artística, mas a algum tempo, a consciência social e ambiental tem aumentado muito nas redes sociais e proporcionando uma grande divulgação para essas causas, com isso fotógrafos renomados adotaram diversas ONGs e estão usando suas imagens para provocar mudanças.

Os drones, faz pouco tempo, mas a fotografia aérea era algo que só os muito ricos tinham acesso, e aos poucos começaram surgir os primeiros drones, mais baratos que helicópteros, mas ainda acima do orçamento da maioria dos fotógrafos. Só que hoje você já  pode comprar um drone de qualidade para fotografia com um preço totalmente acessível.

O crescimento dos drones se espalhou pelo mundo todo e a fotografia de paisagens e de viagens são as que estão vivenciando o maior impacto. E todo fotógrafo que for trabalhar com drone deve certifique-se quais as restrições legais das localizações onde está planejando fotografar e de não perturbar a fauna e a flora existentes no local.

Fotografia cândida, as pessoas querem emoção, sorrisos e gestos que parecem autênticos. Esta tendência da fotografia cândida não se limita estritamente a retratos, mas a qualquer coisa que inclua seres humanos, como moda ou fotografia de casamento. Os estão fotografando nas ruas, e isso permite capturar situações menos forçadas onde os modelos interagem com situações cotidianas. Muitos casais estão escolhendo um fotógrafo documental de casamento ao invés de um fotógrafo tradicional para que possam ter memórias mais exclusivas e espontâneas do dia mais feliz das suas vidas.

Fotografias ao ar livre de produtos para publicidade de vestuário, acessórios, equipamento fotográfico, transporte e acomodação são os principais tópicos cobertos por essas imagens.