fbpx

GUIA PARA FOTOGRAFIA ARQUITETURA

A arquitetura nos cerca todos os dias, e é um assunto de fotografia muito popular.Siga este guia para ajudá-lo a tirar alguns fotografias de ambientes arquitetônicos de forma deslumbrantes.

A arquitetura é um assunto amplo, abrangendo tudo, desde arranha-céus até barracos. Praticamente em todos os lugares que vamos, estamos rodeados por algum tipo de arquitetura em uma base diária. Devido a isso, deve vir como nenhuma surpresa que a arquitetura é um assunto tão popular na fotografia.

Apesar de sua diversidade, há uma série de princípios e técnicas que podem ser aplicáveis ​​à maioria das situações. Mantê-los em mente em todos os momentos vai encorajá-lo a pensar mais cuidadosamente sobre o seu enquadramento, composição e iluminação.

Com a prática, você desenvolverá seu olho para a fotografia de arquitetura. Isso irá ajudá-lo a filmar seus assuntos de uma forma mais interessante, evitando composições comumente repetidas e injetando mais personalidade em suas fotos.

Uma composição simples dá uma sensação majestosa aos edifícios mais velhos. Imagem por Stephen Murphy .

ARQUITETURA MODERNA

Ao fotografar a arquitetura moderna você pode começar afastado com usar um estilo muito mais moderno, abstrato. Experimente com lentes de grande angular para produzir uma perspectiva extrema, ou fotografe o edifício a partir de ângulos incomuns. Além disso, porque os edifícios modernos são muitas vezes espremido em muito perto um do outro, você pode cortar firmemente no edifício sem fazer a foto sentir antinatural.

Um estilo mais abstrato funciona bem ao fotografar a arquitetura moderna. Imagem por Rohit Mattoo .

COLOQUE SUA ARQUITETURA EM CONTEXTO … OU NÃO

A questão de se mostrar o ambiente do seu edifício depende da situação e da mensagem que deseja transmitir. Pergunte a si mesmo se colocar o seu edifício em contexto seria adicionar ou diminuir a foto. Se o cenário cumprimenta o seu edifício, em seguida, atirar uma foto mais ampla, mas se os arredores não se encaixam com a mensagem que deseja transmitir, cortá-los.

Incluindo alguns cenários em sua fotografia pode ajudar a colocar o seu tema no contexto. Imagem por Rob Overcash .

Como exemplo, considere um edifício antigo no meio de uma cidade moderna. Se você queria capturar essa sensação de não pertencer, então seria importante incluir alguns dos edifícios modernos circundantes. Mas se você quiser apenas enfatizar a bela arquitetura antiga, em seguida, os edifícios mais novos só prejudicaria a foto, então você deve colhê-los.

ILUMINAÇÃO

A iluminação é uma parte crucial da fotografia arquitetônica. Claro que não temos dizer sobre a posição ea orientação de um edifício, e iluminação do edifício em si é geralmente fora de questão (para não mencionar caro!). Em vez disso, temos de nos contentar com o que a natureza nos oferece.

Iluminação Lateral normalmente produz as melhores fotos de arquitetura. Ele fornece muita iluminação e também molda longas e interessantes sombras em toda a superfície do prédio, fazendo com que seus detalhes de superfície se destaquem e dêem ao edifício um visual mais

Você pode trazer para fora a textura e os detalhes da arquitetura usando a iluminação dianteira. Imagem por Gianni Domenici .

Back iluminação é o pior tipo de fotografia arquitetônica porque cria muito uniforme, escuro superfícies. A melhor maneira de lidar com um edifício iluminado é cortar o céu e usar uma exposição mais longa para resgatar alguns dos detalhes, ou fotografar o edifício como uma silhueta. Alternativamente você poderia esperar até que escureça …

FOTOGRAFAR À NOITE

Mesmo a arquitetura mais chata pode ganhar vida à noite – na verdade muitos edifícios modernos e centros da cidade são projetados especificamente com o tempo da noite em mente. Após a obscuridade estes edifícios são iluminados por dúzias das luzes que trazem a cor e a vibração, e moldaram sombras fantásticas através da cara do edifício.

A iluminação noturna dramática pode realmente trazer um edifício à vida. Imagem por Trey Ratcliff .

Ao fotografar a arquitetura à noite, certifique-se de usar um tripé e ajuste a câmera para a configuração ISO mais baixO para reduzir o ruído digital ao mínimo.

Atualmente a com as novas câmeras podemos utilizar ISO altos sem tanto ruído.

REDUZIR A DISTORÇÃO USANDO UMA TELE – OBJETIVA

Se você fotografa um prédio de muito perto pode deixar as paredes parecendo distorcidas, como se todo o edifício estivesse abaulamento para fora. Embora isso possa ser um efeito interessante em si, geralmente queremos reduzi-lo para que ele não se torne distorcido .

Usando uma lente de tele – objetiva e fotografando sua arquitetura de mais longe você encontrará que as paredes e as linhas do seu edifício aparecem aceitável retas.

Use uma lente teleobjetiva para nivelar a perspectiva e eliminar a distorção. Imagem por Álvaro Vega Fuentes .

Você também pode usar uma lente tele – objetiva para criar alguns grandes efeitos abstratos. Ao fotografar a sua arquitetura de um longo caminho longe e usando uma lente de comprimento focal longa, você vai achatar a perspectiva, fazendo as linhas do edifício parecem paralelas, dando a sua foto uma sensação ligeiramente surreal.

FOTOGRAFAR DETALHES

A maioria da arquitetura é coberta com detalhes em pequena escala que fazem fotos fascinantes em seu próprio direito – de janelas ornamentadas a padrões de rebites para cornijas decorativas.

Encontre um detalhe interessante para se concentrar, ao invés de apenas fotografar o edifício inteiro. Imagem por Paul Hocksenar .

Esteja atento a esses detalhes e coloque-os firmemente sobre eles para uma fotografia mais íntima que transmita o caráter da arquitetura.

NÃO FOTOGRAFE SOMENTE PRÉDIOS

Ao fotografar a arquitetura, é fácil ficar preso na mentalidade de que “a arquitetura é igual aos prédios”. Claro que isso não poderia estar longe da verdade, e na verdade a maioria das estruturas feitas pelo homem sob a arquitetura guarda-chuva – pontes, torres, moinhos de vento, monumentos e até postes de luz. Pense lateralmente e veja se você pode encontrar algumas fotos interessantes que a maioria das pessoas perderia.

Ficou interessado por foografia? Venha até uma de nossas unidades conhecer nossos cursos e descobrir com qual você mais se identifica.

https://escolaproarte.com.br/cursos/fotografia-profissionalizante/

Matéria retirada do blog do nosso professor de fotografia da unidade de Campinas e Jundiai, Carlos Rincon.

janeiro 9, 2017
Escola Pró-Arte© 1981 - 2019
X