Modelagens para o Vestuário
O Modelista, é quem transformar a criação dos estilistas em realidade. É responsável por fazer a modelagem dessa criação, considerando questões como ergonomia, caimento dos tecidos e vestibilidade*, ele pode se for preciso confeccionar a primeira peça das coleções, validando a viabilidade da modelagem e da produção.
O Modelista, atua no desenvolvimento de projetos e na execução de modelagens para o vestuário, tendo amplo repertório conceitual e histórico sobre a área de moda. Suas atividades são de projetar, executar e gerenciar a produção de produtos de moda, a partir de técnicas de modelagem bi e tridimensionais. Sempre considerando a relação de proporção entre o corpo humano e a roupa, atendendo às necessidades ergonômicas do vestuário.
O Modelista, é o responsável pela materialização da criação, viabilizando o planejamento e a execução da produção da roupa, em um processo realizado por meio da interpretação da modelagem plana ou tridimensional, sob medida ou produzida em grande escala.
O Modelista, pode trabalhar em uma confecção, ateliê, ou como autônomo prestando serviço de modelagem para clientes, Estilistas e marcas.
O modelista deve saber costurar, pois após a etapa de desenvolvimento da modelagem da roupa, a montagem é outra fase fundamental. O conhecimento das diversas técnicas de costura e de diferentes maquinários possibilita garantir a qualidade da construção e do acabamento.
O Modelista proporciona também a melhor adequação entre o design do modelo e o caimento dos tecidos e aviamentos.
O Modelista pode atuar como coordenador ou gerente de produção, orientando o trabalho da equipe de desenvolvimento de produtos, Piloteiras e costureiras.
*potencial da roupa de adequar-se ao corpo, deixando-o livre e confortável para o movimento