O Pinterest de A a Z: O que é, para que serve e como funciona

Muito se tem ouvido falar nos últimos tempos sobre o Pinterest. Que é a nova moda entre as redes sociais. Que está a crescer a olhos vistos. Que é uma excelente aposta para o e-commerce e uma óptima ferramenta para gerar visitas.
Mas afinal de contas, o que é o Pinterest?
Com o intuito de responder a esta e a outras questões sobre este fenómeno criei uma conta para perceber na primeira pessoa o funcionamento desta rede social.

O Conceito

O Pinterest é uma rede social que permite a partilha de fotos e vídeos em diferentes murais, de acordo com os gostos de cada utilizador. Aliás, o próprio nome pin + interest remete-nos para isso mesmo, uma parede virtual onde cada pessoa pode pendurar aquilo que mais lhe interessa.

Através de um layout simples e agradável à vista e de navegabilidade fácil, o serviço pode ser incorporado ao Facebook ou Twitter, fazendo com que a informação entre as várias redes seja feita de forma simultânea.

Criação da Conta
Criar uma conta no Pinterest não é algo imediado. Existem três opções para o fazer. Ou se tem algum amigo já presente que envie o convite, solicitar a adesão em pinterest.com – o convite chega em cerca de dois/três dias – ou, por fim clicar em Login, e entrar com a conta Facebook ou Twitter.
Caso seja feita a ligação da conta com o Facebook ou Twitter, serão automaticamente localizados os seus amigos que já façam parte da rede.
Selecção de Interesses
Após a criação da conta, é-nos mostrado um conjunto de vários interesses (decoração, comida, moda, tecnologia, viagens…) que podemos seleccionar. Após o preenchimento dos gostos pessoais, são indicados perfis compatíveis. Destes perfis, podemos seguir todos os boards ou apenas aqueles que estejam de acordo com as nossas preferências. Como? É simples. Clicando em “Follow” em cada um dos murais que nos suscite interesse ou seguir todos eles clicando em “Follow All”.
A ideia é seguir pessoas que tenham interesses parecidos com os nossos.
Criação dos Próprios Boards
Depois de clicar no botão “Create Boards” poderão ser escolhidas quais as categorias de interesses que pretendemos criar.
O Pinterest faz algumas sugestões, mas todos os nomes dos murais podem ser alterados.
Não existe um limite para a criação de Boards e podemos acrescentá-los sempre que quiser clicando em “Add +” (situado no canto superior direito da barra principal) e seleccionando a opção ‘Add a Board’.
Adicionar Imagens e Vídeos
Para enviar um arquivo para a rede social, basta clicar no botão “Add +” e seleccionar entre as opções “Add a Pin” para enviar uma foto a partir de um link, “Upload a Pin” para mandar uma imagem guardada no computador ou através do botão ‘Pin It’ incluído no brower.
Adicionar o botão ‘Pin It’ no Browser
Inicialmente apenas disponível no Google Chrome, esta funcionalidade já está presente para Firefox e IE. Assim, os utilizadores podem fazer partilha de informação de forma mais rápida e simples. Ao visitar um site, é possível partilhar imediatamente o conteúdo que se está a visualizar ao clicar neste botão.
Depois é só seleccionar em que board se pretende guardá-lo.
Opções de Pesquisa
No Pinterest é possível pesquisar quer por pessoas, pins ou boards, utilizando a caixa para esse efeito localizada no campo superior esquerdo e selecionando a opção pretendida.
Depois de fazer o login aparecem conteúdos relacionados com as escolhas feitas quando seleccionou os interesses inicialmente, no entando pode também seleccionar um interesse específico nas opções que aparecem por baixo do Logo. Aí poderá pesquisar também só por vídeos, conteúdos mais populares ou por idéias de presentes divididas por escalões de preço.

Glossário

Pin: Publicação de imagem/vídeo num dos boards da rede social;

Board: Murais criados pelos utilizadores, onde é possível categorizar as imagens/vídeos por temas específicos de acordo com os gostos de cada um;

Like: O like do Pinterest é muito semelhante ao do Facebook, servindo para expressar que gostou de alguma coisa;

Re-pin: Partilhar um Pin. Ao fazer re-pin de uma publicação no seu perfil, é dada a hipótese de seleccionar em que board a quer guardar;

Follow: Seguir todos os boards de um perfil através do botão Follow All ou apenas boards específicos clicando em Follow.

Gerar Tráfego com o Pinterest
Esta rede social não se resume apenas à partilha de imagens e vídeos. As imagens do Pinterest para além de possuírem por escrito o site original, estas direccionam automaticamente para o mesmo quando clicadas, o que contribui significativamente para o aumento de visitas aos sites.
Muitas são as empresas e marcas que já vêem no Pinterest uma aposta ganha, seja para aumentar o tráfego no site, o engagement ou venda de produtos e serviços.
Algumas Estatísticas
Segundo o site da Exame brasileira, o número de utilizadores mensais da rede social aumentou de 170 mil em Fevereiro de 2011, para 13,2 milhões em Dezembro desse ano, transformando o Pinterest, no site com o ritmo de crescimento mais rápido da história dos Estados Unidos;
Vários são os estudos que indicam que o Pinterest é uma das redes sociais que mais tráfico gerou para os sites das empresas, ultrapassando o Google+, o Linkedin e o YouTube juntos;
De acordo com a comScore, a rede social superou a marca dos 10 milhões de utilizadores e, só em março, 2,3 mil milhões de páginas foram vistas no Pinterest;
Esta rede social é já vista como uma ferramenta essencial em termos de e-commerce e 21% dos utilizadores norte-americanos do Pinterest afirmam já terem compraram um produto que conheceram na rede social, de acordo com estudo realizado pelo PriceGrabber;
As categorias mais populares são: comida e bebida, artesanato, casa e decoração, moda, entretenimento e jardinagem;
Uma investigação levada a cabopelo Huffington Post, revela que a esmagadora maioria dos utilizadores do Pinterest são do sexo feminino e 27.4% dos utilizadores encontram-se na faixa etária dos 25- 34 anos.
Gostou dessa matéria? Venha até uma de nossas unidades conhecer os nossos cursos e ver qual combina mais com você.
https://escolaproarte.com.br/cursos-tecnicos-em-campinas-sorocaba-jundiai/
Matéria retirada do site:http://www.marketingtecnologico.com
10 de julho de 2018
Escola Pró-Arte© 1981 - 2020
X