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O que faz um Designer de moda?

O mercado de Moda vem crescendo exponencialmente no Brasil, isso, porque, de acordo com uma pesquisa os brasileiros continuam sendo líderes no tempo gasto com as redes sociais.

Estima-se que os brasileiros gastem mais de 650 horas por mês nas redes sociais. É muito tempo, não é mesmo? Porém, você deve estar se perguntando qual a relação das redes sociais com a moda. Nós respondemos para você: TODA. Canais como: Facebook, Instagram, Pinterest, Snapchat e plataformas de e-commerce digital têm potencializado a disseminação da arte, e claro, da moda.

Afinal, o mercado de moda é movido por novidades, criatividade e, claro, ousadia, e o que não falta nessas mídias é espaço para criar e se expressar da forma que bem entender, não é mesmo? Está pensando em se aventurar no curso de Design de Moda? Separamos para você algumas informações preciosas sobre essa deslumbrante carreira, confira!

Quais atividades, carreiras e funções o Designer de Moda pode desempenhar?

Como estamos vendo nos blogs, redes sociais, revistas e televisão, a moda nunca foi tão abrangente como nos dias de hoje. Para ajudar na sua decisão, selecionamos para você as principais carreiras e funções que um Designer de Moda pode desempenhar:

Estilista

Esse profissional é quem idealiza, desenha e cria as coleções. Sua principal função é desenvolver as roupas, calçados e acessórios de acordo com as tendências de comportamento e análises de mercado. Além da criatividade, esse profissional precisa ter conhecimentos avançados em desenho, tecidos, estampas, produção, fotografia, e, claro, visão global dos acontecimentos do mundo. Afinal, o momento de criação de uma peça deve levar em consideração todo o universo que o rodeia.

Produtor de moda

Esse profissional é o responsável por fazer tudo funcionar dentro de uma campanha, editorial, desfile ou evento de moda. É ele quem cuida da iluminação, do som, da decoração e da disposição dos convidados; organiza a produção da modelo em si – as roupas e os acessórios -; escolhe a modelo, o fotografo, maquiador e coordena todos os profissionais envolvidos na produção.

Modelista

Como o próprio nome sugere, esse profissional desenvolve moldes – de calçados e roupas – de acordo com os desenhos desenvolvidos pelos estilistas e/ou empresas. É ele quem cria os moldes que orientarão a produção das peças, por isso, é importante que esse profissional seja muita atento, saiba interpretar os desenhos dos estilistas e leve em consideração as peculiaridades de cada tecido utilizado.

Coordenadores de moda, Cool-hunting ou caçadores de tendência

Esse profissional é o principal responsável por auxiliar no desenvolvimento das coleções de moda. São eles quem pesquisam as tendências, definem os tecidos, a cartela de cores, os materiais e criam os briefings para os estilistas. Ao final do desenvolvimento da coleção, são eles quem acompanham e aprovam as peças piloto e realizam contato com fornecedores até a aprovação final.

Fotógrafo de Moda

Diferente do que muitos acreditam, o fotografo de moda não é um fotografo comum, ele precisa ter conhecimentos avançados sobre moda, e conseguir, assim, capturar a essência das coleções e produções de moda. Ele pode trabalhar em editoriais, catálogos, campanhas publicitárias, banco de imagens, fotojornalismo, agências de modelo e notícia, criando composições, retratos, ministrando aulas e muito mais.

Visual Merchandising ou Vitrinista

Esse profissional é responsável por fazer a montagem e manutenção das vitrines nas lojas. Pode parecer simples, mas para ser um vitrinista bem sucedido é preciso conhecer bastante o mundo da moda, estudar a fundo o tipo de estabelecimento, os produtos que as lojas oferecem e o público interessado por aqueles itens. Além disso, ele precisa estar muito bem alinhado com os objetivos e estratégias de marketing da companhia, para, assim, conseguir expressar nas vitrines os valores da empresa.

Personal Stylist

Esse profissional tem em suas mãos uma importante missão: ensinar as pessoas a projetar sua auto-imagem de forma positiva. Muitas pessoas não sabem qual o corte de cabelo ideal, as cores que destacam suas qualidades ou as roupas que melhores se adptam ao seu tipo de corpo. Esse profissional avalia o biotipo, o estilo e as características pessoais de seus clientes, e cria, de acordo com essa análise, os looks ideais para aquele perfil.

Figurinista

Esse profissional é responsável por escolher e organizar os elementos visuais utilizados pelos atores em uma produção artística. Para que as cenas e a produção como um todo faça sentido, é preciso que esse profissional leve em consideração os aspectos estéticos e psicológicos dos personagens e cenas em questão. Para isso, ele precisa estudar bastante o período histórico das produções, os hábitos e tradições realizados pelas pessoas na época.

Costureira

Esse profissional é quem desenvolve a peça. É ele quem prepara e cria as amostras de costura, trabalha na montagem dos vestuários, projeta e modela as confecções, unindo os tecidos até que a peça esteja finalizada. As costureiras são quem garantem aos consumidores finais peças de qualidade e estilo. De nada adianta comprar roupas de uma grande grife se as suas costureiras não são de qualidade. Provavelmente suas peças irão durar pouco e o seu investimento não valerá a pena.

Designer de estampas

Esse profissional, muito criativo, é o principal responsável por desenvolver e aplicar estampas em tecidos, madeiras, palhas, e outras superfícies utilizadas no mundo da moda. É ele quem estuda as principais tendências, as principais técnicas – pintura, ilustração, tipografia, fotografia, design e manipulação de imagens – e as principais superfícies para enfim criar estampas incríveis para os estilistas, lojas e empresas de moda.

Produtor Têxtil

Esse profissional é o responsável por criar tecidos. É ele quem acompanha as atividades de fiação, a tecelagem e a tinturaria dos tecidos, definindo a espessura, as cores, e os cortes de cada malha.

Colunista

Ao contrário do que muitos pensam, para ser colunista não é necessário ser jornalista. No ramo da moda, é essencial conhecer profundamente as tendências, as referências, os estilos, as pessoas que se destacam nesse meio, e claro, ter boa escrita, dar dicas assertivas e utilizar, sempre, fontes confiáveis.

Blogueira de Moda

Essa profissão é o sonho de muita gente. Porém, para ser uma blogueira de sucesso não basta apenas amar e conhecer sobre moda, é preciso muita dedicação, olhar próprio sobre as tendências, conhecimento e criatividade para escrever e criar conteúdos de qualidade. Esse mercado, apesar de novo, é também muito concorrido. Por isso, para ter relevância nessa profissão é preciso investir em cursos de curta duração, participar de muitos eventos relacionados a moda, ter um networking qualificado, e claro, abusar sempre do bom senso na hora de publicar seus conteúdos na web e nas redes sociais.

Muito mais do que glamour, é preciso muito amor e dedicação

Muitas pessoas decidem se aventurar no mundo da moda acreditando ser uma profissão extremamente glamourosa. Claro que existem diversos momentos em que o glamour é ingrediente principal, mas essa carreira não se resume apenas nisso. É preciso muito estudo, muita prática, e claro, muita coragem para ousar e fazer diferença.

Gostou dessa matéria? Venha até uma de nossas unidades conhecer os nossos cursos na área de Moda.

Turmas com inicio em Abril.

Técnico de Produção de Moda

abril 4, 2017
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