Paisagismo na arquitetura

Paisagismo na arquitetura

O arquiteto deve conhecer as técnicas de paisagismo para desenvolver seus projetos.

Você não sabe como usar essas estratégias, confira as técnicas de paisagismo simples e práticas para deixar qualquer ambiente mais atraente.

Saiba aproveitar o espaço, para isso é preciso entender que, só porque um jardim tem uma área pequena, não significa que não seja possível criar um belo paisagismo.

Em ambientes menores, vale investir em, jardins verticais e plantas em vasos, esses itens ocupam menos espaço e rendem um resultado muito charmoso.

Em um espaço maior, o projeto pode incluir uma variedade mais ampla de plantas, como árvores maiores.

As fontes e os espelhos d’água são fundamentais para todo projeto paisagístico porque criam um ponto focal e deixam o ambiente mais fresco, conforme o tamanho do jardim, você pode optar por mini fontes ou grandes espelhos d’água, mas não deixe instalar uma bomba para manter a oxigenação e a movimentação da água.

Você ainda pode usar algumas plantas aquáticas, como papiro; aguapé; flor-de-lótus.

Instale pisantes de pedra, de madeira ou de cimento, para  ligar as partes importantes do projeto, um caminho cria corredores que deixam o jardim mais fluído.

Invista em uma boa iluminação, spots na fonte ou no espelho d’água dão um toque de sofisticação; lâmpadas ao longo do caminho ajudam a aumentar a segurança da circulação; luzes instaladas na altura do chão ajudam a valorizar a beleza de algumas flores e plantas. Lâmpadas de LED, são mais econômicas e não esquentam, sendo mais “amigáveis” para o jardim.

O projeto de uma área externa na residência é aproximar os moradores da natureza, o mais indicado são itens fabricados com materiais resistentes, que vão suportar o sol, a chuva e outras mudanças climáticas.

Você pode e deve valorizar o paisagismo em varandas, áreas externas e interna, mas deve aprender as técnicas do paisagismo.

Técnico em Paisagismo

Escola Pró-Arte© 1981 - 2020
X