Conheça as espécies que podem ser cultivadas nos ambientes internos e deixe sua casa inteira alegre com dicas de planta para interiores
Ter plantas verdes e vistosas em espaços fechados, pouco ventilados e com baixa incidência solar pode parecer missão impossível, mas com a escolha correta dos tipos, o cultivo pode render belos exemplares para decorar e encher de vida as áreas. “Pleomele (Dracaena reflexa), brilhante (Zamioculcas zamiifolia), ráfis (Rhapis excelsa), bromélias (Bromeliaceae) e lança-de-são-jorge (Sansevieria cylindrica) estão na lista da melhor planta para interiores quando os ambientes são pouco iluminados”, ensina a paisagista Beatriz de Santiago, do Rio de Janeiro, RJ. Segundo o engenheiro agrônomo e paisagista Emerson Steinberg, do interior paulista, as espécies que necessitam de menos de quatro horas de sol, como marantas (Marantaceae) e palmeira-bambu (Chamaedorea elegans), adaptam-se bem aos espaços internos, incluindo banheiros. Outra das plantas para interiores bastante recomendada para espaços pouco iluminados é o bambu-da-sorte (Dracaena sanderiana). “É lindo e não dá trabalho nenhum”, cita a paisagista. Para as varandas que recebem mais de quatro horas de sol, as floríferas mais indicadas são azaleia (Rhododendron simsii), primavera (Bougainvillea glabra) e petúnia (Petunia integrifolia), todas dispostas em vasos. No caso de espaços pequenos, os jardins verticais são boas opções que permitem utilizar espécies com cores e texturas diferentes. Há ainda as que não exigem rega diária, por exemplo, as suculentas e os cactos. Atenção apenas aos quartos, pois o uso de plantas não é recomendado. “Algumas liberaram substâncias tóxicas aos insetos que podem dar a sensação de falta de ar aos ocupantes”, alerta Steinberg.
Ráfis e Pata-de-elefante
A ereta e entouceirada palmeira leva elegância na decoração de interiores. O tom verde-escuro e brilhante de suas folhagens é muito apreciado. A espécie deve ser cultivada em solo fértil e bem drenável e irrigado regularmente. Pode ser plantada sozinha ou em grupos.
De beleza escultural, a planta para interiores faz sucesso com suas folhagens pendentes de verde intenso. Deve ser cultivada em locais com incidência solar direta, tolera o calor e o frio, mas não suporta o encharcamento.
Lança-de-São-Jorge
Com formato cilíndrico e com manchas branco-acizentadas, a lança-de-são-jorge é rústica e pode ser disposta em vasos, bordaduras ou maciços em canteiros. Tolera bem a seca.
Dracena
Originária da África, a dracena é uma planta rústica que pode ser cultivada em vasos na decoração de interiores. Caracteriza-se por ser um arbusto grande, raramente ramificado, com folhagens verdes ou com margens amareladas.
Bambu-da-sorte
Muito popular na decoração de interiores, cultivada em água de maneira hidropônica, a espécie pode ser empregada também isolada, em jardineiras e em vasos para adornar pátios e varandas protegidas, sempre à meia-sombra ou luz difusa.
Gostou dessa matéria? Venha até uma de nossas unidades conhecer os nossos cursos na área de Paisagismo.
Aulas com início imediato.
Matéria retirada do site:www.casadois.com.br