fbpx

Pokémon Go + Curso de Design de Games = Escola Pró-Arte

pokemon-go-11

Pokémon é uma franquia de origem japonesa, que iniciou com jogos para os consoles portáteis da empresa Nintendo, em 1995. Até hoje a empresa mantém exclusividade sobre os monstrinhos de bolso e é a franquia mais bem sucedida e lucrativa do mundo, perdendo apenas para o querido encanador, Mario.

Foi na década de 90 que Pokémon atingiu seu auge, conquistando diversos países através da animação que leva o mesmo nome, onde conta a história de Ash Ketchum, que inicia uma jornada para se tornar um Mestre Pokémon ao lado de seu fiel amigo Pikachu. A franquia fez tanto sucesso que até hoje são lançados anualmente jogos, mangás e o próprio anime, que cada ano se renova com novos personagens e monstrinhos da nova região (com exceção da dupla Ash e Pikachu), o qual acompanha as gerações de cada jogo novo dos consoles portáteis da Nintendo.

Nos dias de hoje, esse fenômeno voltou a se tornar febre mundial mesmo para quem ainda não os conhecia, trazendo um jogo diferente para todo o público através de um aplicativo para celulares IOS e Android (recentemente liberado para WindowsPhone.).

Lançado no dia 5 de julho no Brasil, o aplicativo Pokémon GO é um jogo de realidade aumentada. Desenvolvido pela empresa Niantic e com os monstrinhos exclusivos da Nintendo, o jogo basicamente convida os usuários a saírem de casa e andar pela cidade para procurarem pokémon, pokéstops e ginásios para batalhas. 

Usando o próprio GPS do celular, o jogo mapeia a região onde o jogador está e, a partir daí, o usuário precisa procurar pelos pokémon andando pela rua. Algumas funções que existem nos jogos originais portáteis, como no Nintendo 3ds, onde o personagem precisa andar um x número de passos para o ovo do Pokémon chocar, também são simuladas no Pokémon GO. Porém, o personagem anda somente se o jogador andar. Então, o que você precisa fazer é andar! Cada ovo tem uma quantidade de km que você precisa atingir, que também é calculado pelo GPS.

pokemon-go-screen-1

O jogo é inovador, pois ao invés de você ficar sentado, é necessário de todo modo que você ande. E não adianta ir de carro, pois se você passar rápido por um pokéstop ou um ginásio, a mensagem indicando que você está longe demais aparecerá na tela, você não pegará seus itens e a batalha de um ginásio será encerrada, além dos pokémon que aparecerem terem maior chance de fugir ou sumir da tela.

Para o desenvolvimento de um jogo como esse, foi necessária a ajuda de especialistas, entre eles designers e programadores.

O designer é o especialista que cria estes personagens, cenários e logos. E o programador é quem botou toda essa ideia para funcionar. Na Escola Pró Arte contamos com professores atuantes no mercado, que podem ajudar você a desenvolver sua ideia ou seu sonho de ter uma franquia tão famosa como esta! Talvez seu sonho não esteja tão longe quanto você pensa!

A unidade da Pró-Arte em Campinas já é um ponto de pokéstop para todos que gostam de desafios!

game-development-banner

setembro 14, 2016
Escola Pró-Arte© 1981 - 2019
X