CRIANÇA & ARTE – Entrevista com o Professor Renato Assis

Que a arte ajuda diversos adultos no seu desenvolvimento tanto profissional como pessoal nós já sabemos, mas você já parou para pensar como seria benéfico uma criança começar a ter acesso a esse universo desde pequena? Além de ajudá-la no futuro, a arte também pode ser um auxiliar muito positivo para educá-los. Entrevistamos o artista e professor Renato Assis para falar um pouco sobre como inseri-las na arte, os pontos positivos para o desenvolvimento pessoal delas e também como as atividades propostas podem te ajudar a entender ainda mais o seu pequeno.

1-) Primeiro você poderia falar quem é o artista e professor Renato Assis?

Renato Assis: Olá. Sou o professor Renato. Nascido e criado em São Paulo, capital, desde criança fui apaixonado pelo desenho e pintura. Mas foi somente aos 18 anos que pude me profissionalizar, ao ingressar na UEL (Universidade Estadual de Londrina) e ao frequentar a Escola Pencil do artista plástico Sergio Russo.

2-) Podemos ver muitos jovens e adultos que procuram começar a ter acesso a arte, relatando que a procuram para o desenvolvimento de coisas particulares, como a criatividade. Para você, qual é a idade ideal e qual é a importância para uma criança ter acesso ao mundo artístico?

Renato Assis: Desde que a criança aprende a segurar um lápis e a manuseá-lo sobre o papel, ela já entrou no mundo da arte. Isso é imprescindível para que ela expresse seus sentimentos e exponha a sua visão de mundo em forma bidimensional.

3-) Durante as suas aulas dentro da Escola Pró-Arte podemos observar a atenção que tem com as crianças no seu desenvolvimento. Através de que maneiras/atividades seria interessante a inclusão da arte na vida dos pequenos?

Renato Assis: É importante abordar a arte através dos assuntos que as crianças gostam. A criança está interessada no fazer artístico, e não em seu resultado. Logo, a produção de arte deve se focar no universo dos pequenos.

4-) Você já presenciou algum momento curioso ou engraçado com uma criança praticando alguma atividade?

Renato Assis: Sim, muitos momentos. Uma aluna minha costumava contar histórias enquanto desenhava os personagens dessa mesma narrativa. Foi muito gostoso presenciar tal processo, pois a narrativa da história enriquecia o fazer artístico e, ao mesmo tempo, eu podia ter acesso a personalidade da aluna.

5-) ‘’Enxergar o mundo pelos olhos de uma criança’’ – Essa frase pode ser além de ver as coisas boas como uma criança, você também acha interessante se atentar aos detalhes do que os pequenos estão retratando em seus desenhos ou outros tipos de atividades? Como identificar que algo está errado?

Renato Assis: Sem dúvida. Devemos nos atentar aos pormenores daquilo que é produzido pois, como já dito, a criança manifesta no fazer artístico sua personalidade, suas vivências, suas alegrias e seus anseios. Podemos sim detectar algo de errado.

6-) Estamos vivendo em um mundo onde as crianças desde muito pequenas estão tendo acesso a celulares e internet, seria interessante utilizar os mesmos para incentivá-las a criarem ilustrações digitais e realizar fotografias? Pode citar algumas atividades interessantes utilizando esses meios?

Renato Assis: Celular e internet podem ser grandes aliadas das crianças. A criança pode realizar, através de fotografias, naturezas-mortas, isto é, a manifestação de seus estados de humor. Assim, ela pode trabalhar a fotografia em P.B. (preto e branco) para manifestar algum sentimento/pensamento em especial, tal como o uso de filtros e molduras.

7-) Dentro das aulas da Pró-Arte, qual o seu objetivo como orientador dos pequenos?

Renato Assis: O objetivo, em primeiro lugar, é fazer da arte uma forma de prazer. Quero fazer com que as crianças se divirtam com as atividades propostas.

8 -) Como tudo isso vai beneficiá-las quando forem adultas?

Renato Assis: Divertindo-se, a criatividade virá como um resultado prazeroso. Assim, no futuro, teremos adultos que poderão resolver problemas e encontrar soluções com facilidade.

9-) A escola está propondo que mesmo a distância podemos passar atividades para as nossas crianças, quais exercícios você gostaria de proporcionar para elas durante as aulas remotas? (aulas remotas são diferentes de conteúdos pré-gravados, são aulas ao vivo com o professor).

Renato Assis: Proponho as crianças desenvolverem super-heróis que combatam o corona vírus, de forma que elas se conscientizem do momento que vivemos atualmente, de forma lúdica e prazerosa.

Tivemos o prazer de receber esse depoimento tão especial da  Barbara Maciel, mãe da nossa querida Heleninha.

E ainda recebemos fotos das artes que a Helena está fazendo e colocando em seu quarto. Tem como não amar? Muita fofura!

Incentive uma criança no mundo da arte, e ela no futuro te agradecerá por isso!

Entrevista por Beatriz Svaisser.

SIGA A PRÓ-ARTE NAS REDES SOCIAIS! 🙂

Intagram: https://www.instagram.com/escola_proarte/

Facebook: https://www.facebook.com/eProArte/

TikTok: @escolaproarte