Serigrafia: Técnica e Mercado

Serigrafia é uma técnica utilizada para estampar tecidos e diversos materiais. Também é conhecido como silk screen e se destaca pela qualidade. É um processo onde se utiliza uma tela preparada com uma emulsão que vai delimitar os espaços onde a tinta será vazada, com auxilio de um rodo ou puxador, a tela funciona como uma forma, o desenho da estampa é feito em negativo, ou seja, a emulsão preenche todo o espaço onde não deverá passar a tinta.

A tela (Matriz serigráfica), normalmente de poliéster ou nylon, é esticada em um bastidor (quadro) de madeira, alumínio ou aço. A “gravação” da tela se dá pelo processo de fotossensibilidade, onde a matriz preparada com uma emulsão fotossensível é colocada sobre um fotolito, sendo este conjunto matriz+fotolito colocados por sua vez sobre uma mesa de luz. Os pontos escuros do fotolito correspondem aos locais que ficarão vazados na tela, permitindo a passagem da tinta pela trama do tecido, e os pontos claros (onde a luz passará pelo fotolito atingindo a emulsão) são impermeabilizados pelo endurecimento da emulsão fotossensível que foi exposta a luz para transferir a imagem para o tecido ou qualquer superfície que deseja imprimir.

Tela de Serigrafia da aluna Nataly Regis

Estampa de Serigrafia
Resultado da estampa

É utilizada na impressão em variados tipos de materiais (papel, plástico, borracha, madeira, vidro, tecido, etc.), superfícies (cilíndrica, esférica, irregular, clara, escura, opaca, brilhante, etc.), espessuras ou tamanhos, com diversos tipos de tintas ou cores. Pode ser feita de forma mecânica (por pessoas) ou automática (por máquinas). Essa técnica é muito utilizada para imprimir camisetas, cartazes e até outdoors.

Serigrafia / silk creen
Alunos preparando as emulsões

Mercado

Existe uma grande procura por roupas customizadas. Se você tiver criatividade, pode produzir produtos diferenciados e conquistar um público ainda inexplorado. Uma ótima dica para que você consiga fazer isso é utilizar o photoshop e criar sua própria estampa.

Repare que sempre tem alguém usando camiseta de alguma banda, camisetas de humor, filmes, super-heróis, etc. Existe uma infinidade de possibilidades para estampar, e quem não gosta de roupas, almofadas, bolsas, estojos com aquelas belas estampas de seus personagens, ídolos ou até mesmo frases favoritas?

O mercado é muito amplo e outras ótimas oportunidades também é fazer estampas temáticas para escolas, festas, times de futebol, empresas além do público Geek, que é um dos maiores públicos consumidores de itens estampados.

Exemplos de produtos Geek:

Almofada batman
Almofada Batman