Torre Eiffel

A Torre Eiffel é uma grande torre que está localizada no Campo de Marte (Champ de Mars), em Paris, França.
O monumento tornou-se um ícone da cidade, do país e da Europa, o qual recebe milhões de visitantes todos os anos.

História

A Torre Eiffel foi construída para o evento “Exibição Universal” (Exposition Universelle) que ocorreu em 1889 em Paris. O evento foi realizado no centenário da Revolução Francesa (1789).
Por meio de uma competição desenvolvida pelo governo francês, diversos engenheiros e arquitetos apresentaram seus projetos.

Por fim, ela foi projetada pelo engenheiro francês Gustave Eiffel (1832-1927) e sua construção levou cerca de dois anos.
Em estilo Art Nouveau, ela foi feita em ferro e inaugurada em 31 de março de 1889. A “Exibição Universal” contou com 2 milhões de visitantes aproximadamente.
Curioso notar que a ideia inicial era ser desmontada após o final do evento. Entretanto, ela permanece até hoje no local.
Já no primeiro nível da torre vê-se grande parte da cidade. Dentro, podemos encontrar lojas, sanitários, restaurante, cafés, etc.

Curiosidades sobre a Torre Eiffel

– A Torre Eiffel tem 324 metros de altura e possui três níveis.
– A Torre Eiffel é a estrutura mais alta de Paris e a segunda da França. Fica atrás do viaduto Millau, com 343 metros.
– Até 1930, a Torre Eiffel era a mais alta estrutura do mundo.
– Ela é o monumento pago mais visitado do mundo.
– No verão, a torre fica cerca de 15 centímetros mais alta devido a dilatação do ferro.
– Sua estrutura apresenta mais de 15 mil peças em ferro e 2,5 milhões de parafusos. Seu peso ultrapassa 10 mil toneladas.
– Quando foi inaugurada, os visitantes subiam 1700 degraus até o ponto mais alto da torre. Hoje em dia, ela possui um elevador.
– Gustave Eiffel, o engenheiro responsável pela construção da torre, também participou do projeto da Estátua da Liberdade em Nova York, Estados Unidos, e da Ponte Maria Pia, no Porto, Portugal.
– Há diversas réplicas da Torre Eiffel pelo mundo: Las Vegas (Estados Unidos), Sucre (Bolívia), Tóquio (Japão), Hangshou (China), Urais (Rússia), Calcutá (Índia), Naqura (Líbano).

Gostou dessa matéria? Venha conhecer nossos cursos na área de História da Arquitetura e Design de Interiores e descobrir com qual você mais se identifica.

História da arquitetura aplicado ao paisagismo | Formação continuada

Matéria retirado do site www.todamateria.com.br

2 de fevereiro de 2017
Escola Pró-Arte© 1981 - 2020
X