Varandas pequenas: soluções práticas de decoração

Cozinha, sala de jantar, jardim e até sala de TV tomaram conta do ambiente.

Apartamentos pequenos possuem certas dinâmicas na planta original que não necessariamente valorizam todos os ambientes. A varanda, por exemplo, é muito comum em construções recentes, mas o tamanho reduzido, por vezes, complica a decoração. Pensando nisso, Casa Vogue separou sete varandas pequenas e terraços que deram lugar para ambientes como cozinha, extensão da sala de estar ou TV, e até mesmo espaço de descanso. Inspire-se!

Jardim Vertical

Se você mora em casa e o problema não é o pé direito, mas sim o tamanho da varanda, não se preocupe. Aproveite a vantagem de já ter uma área externa e invista no modelo mais tradicional, com mesa e cadeiras para tomar chá ou ler um livro ao ar livre, como esta casa em Paris. O jardim vertical traz a natureza para perto dos pequenos momentos do dia a dia e de quebra, refresca os móveis mais eruditos.

 

Espaço para todos

Apesar de ter 120 m², este apartamento não permitia tanta versatilidade aos moradores na planta original. A saída foi nivelar o piso da varanda e unir o espaço com a sala de estar. A reforma mudou totalmente a integração dos ambientes, e trouxe para a “área” externa o sofá e a mesa de jantar.

 

Visão geral

Com apenas 39 m², este loft resolveu o problema de espaço também com a integração entre varanda e sala. Desta vez, porém, a moradora optou por deixar a mesa de refeições do lado de fora, com uma pequena cozinha gourmet. Por ali, é possível manter o contato com a sala de estar de maneira despretensiosa e bem confortável.

 

Selva em casa

Um apartamento pequeno no meio de Nova York. Incomum não é, a questão é a forma como os moradores lidam com o pouco espaço. A varanda de 6 m², com vista privilegiada da cidade, ganhou paisagismo Alejandro Aguilar e até um blog! Por ali, a proprietária só enxergou uma função, cultivar flores e frutos para aproveitar melhor a natureza no seu dia a dia.

 

Uma pausa na rotina

Na reforma desta cobertura carioca, as arquitetas Carolina Escada e Patricia Landau, da Escala Arquitetura, transformaram o antigo terraço em espaço de convivência com espreguiçadeira dupla e banco de madeira. A leveza visual das peças combina com as pastilhas brancas e azuis, da Jatobá, usadas no piso. Um par de treliças de ferro apoia jasmins e emoldura o chuveiro instalado acima da janela.

 

Spa indoor

 

Este apartamento teve a decoração toda pautada pela madeira. O revestimento está presente em todos os cômodos e não poderia deixar de aparecer na varanda. Contudo, o arquiteto Pedro Bazani traduziu o calor com os bambus na parede, acompanhado de plantas verdes. No chão, as almofadas grandes complementam a atmosfera tranquila e descontraída.

Mini sala de cinema

Se 39 m² já parece pequeno, este loft de 29 m² prova que tamanho não é documento. O projeto contava com uma varanda que foi transformada em uma sala de TV. As janelas de vidro e cortinas blackout protegem o ambiente da luz e dos barulhos externos, deixando o home theater isolado do resto da casa graças a porta que originalmente dividia a área interna e externa.

 

 

Gostou dessa matéria? Venha até uma de nossas unidades conhecer sobre os nossos cursos na área de Design de Interiores

Técnico em Design de Interiores

 

Matéria retirada do site: casavogue.globo.com

31 de agosto de 2017
Escola Pró-Arte© 1981 - 2020
X