fbpx

Veja as tendências em design de jardim

1. Materiais naturais: após anos de minimalismo, agora há um interesse renovado dos materiais naturais e um estilo menos geométrico, mais orgânico. E muita vegetação, em todos lugares.

2. Color blocking: é usar cores fortes misturadas, com destaque para ambientes ao ar livre. Por exemplo, uma parede no jardim pintada de uma cor forte, ou flores de cores chamativas.

3. Hiper-regionalidade: uso de plantas da região, nativas ou bem adaptadas ao local para aumentar os insetos polinizadores. Uso de materiais locais para diminuir a pegada ecológica e a emissão de carbono.

4. Gramado reinventado – espécies mais rústicas que não precisam de muitos cuidados e o gramado é para ser usado, não somente admirado.

5. Cultivar no jardins plantas que são corantes naturais. Jardins comestíveis já são tradicionais. A nova invenção agora é plantar espécies que possam ser usadas para tingir suas próprias roupas, como por exemplo, flores que tenham corantes naturais. Muitas plantas comestíveis fornecem ótimos pigmentos de cor, então é possivel conciliar estes jardins. Muitos vegetais e frutas são usados como corantes, como por exemplo, a beterraba, o manjericão roxo.

6. Mistura de estilos: Misturar peças antigas com novas, peças vintage com peças de design moderno faz seu jardim ficar super cool e estiloso.

7. Espaços com jogos ativos para todas as idades

8. Arbustos anão

Com os jardins cada vez menores, a tendência é o de arbustos anãos, que não crescem muito. Eles não são frutos de melhoramento genético, são naturalmente deste porte pequeno.

9. Plantas de interior elegantes – Decorar com muitas plantas dentro dos ambientes, veja o Instagram The jungalow que lança idéias e propostas inovadoras e tem milhares de seguidores.

10. Tecnologia aliada a sustentabilidade

Tecnologia em paisagismo e jardins significa usar o que há de moderno na área da engenharia e da agricultura. Os materiais e as estruturas usadas hoje na edificação e na impermeabilização de obras, permitem implantar telhados verdes e jardins verticais. Da área agrícola, usamos modernos compostos orgânicos elaborados a partir de resíduos industriais. Além disto, no paisagismo hoje se usa a tecnologia dos sistemas de irrigação aprovados na agricultura como o gotejamento e os microaspersores. Fique atento a novidades de espécies de plantas ornamentais e alimentícias como as variedades gourmets (sementes e mudas). Além de produtos orgânicos sustentáveis para controlar as pragas e as doenças das plantas.

Gostou dessa matéria? Venha até uma de nossas conhecer os nossos cursos na área de Paisagismo

Técnico em Paisagismo

Matéria retirada do site: wp.clicrbs.com.br

abril 26, 2017
Escola Pró-Arte© 1981 - 2019
X